/

Milhões de pessoas já se despediram das palavras-passe

Estão a ser substituídas pelas chaves de acesso. Os dados biométricos tornam o processo praticamente inviolável.

Milhões de utilizadores já aderiram às chaves de acesso, no mundo da internet.

São um sistema de autenticação biométrica que promete superar as palavras-passe tradicionais em segurança e conveniência.

Empresas como a 1Password relatam um crescimento recorde no uso de chaves de acesso. É um sinal de uma mudança significativa nas práticas de segurança online.

Ao contrário das palavras-passe, que são vulneráveis a hackers e à reutilização, as chaves de acesso baseiam-se em dados biométricos, como impressões digitais ou reconhecimento facial, vinculados a dispositivos específicos, sublinha o BGR.

Esta proteção de duas camadas torna as chaves de acesso praticamente invioláveis, pois os criminosos precisariam de acesso físico ao dispositivo e às informações biométricas do utilizador.

A 1Password revelou estatísticas impressionantes desde que passou a ter suporte para chaves de acesso em setembro do ano passado: mais de 4 milhões de chaves de acesso, 15 milhões preenchidas automaticamente pelo serviço, há 2 milhões de autenticações mensais.

E um número importante: 206 empresas passaram a utilizar chaves de acesso – é o dobro do que acontecia há um ano.

Dá uma maior sensação de segurança, para os dois lados. Além disso, muitas vezes são grandes empresas a impulsionar, a promover, a mudança para chaves de acesso. O caso do X, antigo Twitter, é um exemplo: ativou o suporte para chaves de acesso para iPhones – e uma semana depois já tinham sido registadas quase 90.000 chaves de acesso.

Mesmo assim, as palavras-passe continuam a ser utilizadas em ainda mais milhões de contas, que continuam a depender deste método de autenticação.

Em parte, porque a transição para as chaves de acesso está limitada pela integração dos fornecedores de serviços.

Mas é preciso ter em atenção este aspeto: criar uma chave de acesso não desativa automaticamente as palavras-passe. Ou seja, a conta continua em risco se a palavra-passe estiver comprometidas.

Também se deve guardar chaves de acesso de forma segura num gestor de palavras-passe: é crucial para evitar perdas devido a danos, roubo ou extravio do dispositivo.

Para já, a combinação de palavras-passe fortes, chaves de acesso e gestores de palavras-passe continua a ser a melhor forma para proteger contas online.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.