Há cada vez mais lojas e restaurantes a convidar DJs e organizar festas nas suas instalações. A tendência está a espalhar-se pela Europa.
Por toda a Europa, supermercados, pastelarias, lojas de esquina e locais inesperados estão a ser transformados em pistas de dança, à medida que a Geração Z abraça uma nova vaga de “raves sóbrias” e não convencionais.
Esta “cultura de rave de mercado”, amplificada por vídeos virais do TikTok, está a redefinir a cultura das festas ao transformar espaços quotidianos como mercearias e restaurantes em vibrantes pontos de encontro social.
Os clipes partilhados no TikTok mostram estes encontros surpreendentes em cidades como Amesterdão, Berlim ou Paris. Num vídeo, a dupla de música eletrónica Mr. Belt e Wezol toca o seu remix de “It’s Not Right But It’s Okay” de Whitney Houston no meio de caixas de abacates e laranjas numa loja de frutas e legumes em Amesterdão.
Os festeiros dançaram com alhos franceses na mão, captando a atenção da Internet. Um comentador declarou: “Uma boa rave numa loja de legumes é exatamente o que está a faltar na minha vida”.
@soundofhousemusic Scenes at Amsterdam Dance Event went Mr Belt & Wezol turn up in a fruit and veg store 🤯 #housemusic #techhouse #amsterdam #amsterdamdanceevent #techno #fyp #foryoupage ♬ original sound – Sound of House Music
Outras cidades europeias aderiram à tendência. Um utilizador parisiense do TikTok publicou um vídeo de uma rave de supermercado perto das Galerias Lafayette, com os comentadores a expressarem o seu espanto pelo evento. Da mesma forma, em Istambul, o DJ britânico Louis Bekk organizou uma rave numa hamburgueria, misturando batidas de dança com o chiar das batatas fritas.
De Viena a Antuérpia, e mesmo em cidades mais pequenas do Reino Unido, estas raves pop-up estão a ganhar força. Os clipes virais mostram os festeiros a desfrutar de música de dança em lojas de matcha, padarias, lojas de mobiliário e até em parques de estacionamento de mercearias, refere o Daily Mail.
@lwnmusic Rave in a bakers 🥧 #leith #ylt #leithwalk #scotland #edinburgh #dj #producers #vinyl #vinylcheck #fyp @FLY #pies #pie #bakers #djs #rave #raves #viral ♬ original sound – LWN
As marcas também estão a tirar partido desta tendência. Em 2023, as bebidas MOJU organizaram uma rave matinal num supermercado Morrisons em Stratford, Londres, trocando as bebidas tradicionais por shots de bem-estar. A Grocery Trader noticiou este evento como parte da estratégia de lançamento da MOJU no Reino Unido.
As empresas locais aderiram a estes eventos, muitas vezes surpreendidas pelo seu sucesso. Em Bristol, a Off-Licence Sessions organizou uma rave numa loja de esquina que contou com a presença da apresentadora da Love Island, Maya Jama. O proprietário Bilal Khan contou: “Disseram que seriam dez pessoas, mas eram muito mais. Foi divertido. Não dancei, mas a música era boa”.
Estas raves de supermercado ilustram como os músicos e os organizadores de eventos estão a explorar locais não tradicionais para criar experiências únicas para uma geração ansiosa por redefinir a vida noturna.