//

Adeus ao Rei Eusébio

1

José Goulão / Flickr

Adeus a Eusébio, o Pantera Negra

Adeus a Eusébio, o Pantera Negra

O antigo futebolista português Eusébio, que morreu no domingo, aos 71 anos, vítima de paragem cardio-respiratória, vai ser hoje homenageado pela última vez, no dia do seu funeral.

O Benfica vai cumprir “o último desejo do Eusébio”, com uma derradeira volta ao Estádio da Luz, em Lisboa, marcada para as 13:30. Esta cerimónia vai ser aberta a todos os adeptos, que vão poder aceder ao recinto “encarnado” através da porta 17.

Depois, o corpo do “Pantera Negra” cumpre um cortejo fúnebre pela capital portuguesa, saindo do recinto “encarnado”, seguindo para o Campo Grande, Avenida da República, praça do Duque de Saldanha, avenida Fontes Pereira de Melo, praça do Marquês de Pombal, avenida da Liberdade, praça dos Restauradores, Rossio, rua do Ouro, praça do Comércio, rua do Arsenal, e praça do Município, passando frente aos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara lisboeta, António Costa, e a vereação vão prestar as suas homenagens, cerca das 15:15.

Da praça do Município, o cortejo fúnebre segue pela rua de São Julião, rua da Prata, praça da Figueira, Rossio, praça dos Restauradores, avenida da Liberdade, avenida Fontes Pereira de Melo, praça Duque de Saldanha, avenida da República, Campo Grande, Segunda Circular, Largo da Luz e Igreja do Seminário, na Luz, onde será rezada missa de corpo presente pelas 16:00.

Findo o serviço religioso, realiza-se o funeral pelas 17:00, para o cemitério do Lumiar onde o corpo vai ser sepultado.

O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos. Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de Janeiro de 1942 em Lourenço Marques (actual Maputo), em Moçambique.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.