Adesão da Turquia à UE em risco após bloqueio do Twitter

EUICBG / Flickr

Stefan Fule, responsável comunitário do Alargamento

Stefan Fule, responsável comunitário do Alargamento

A Comissão Europeia lamentou esta sexta-feira a decisão da Turquia de bloquear o acesso às contas do Twitter e disse que essa iniciativa “levanta dúvidas” sobre o “compromisso” da Turquia enquanto candidato à adesão à União Europeia.

O responsável comunitário do Alargamento, Stefan Fule, advertiu em comunicado que o bloqueio da rede social Twitter “levanta graves preocupações e dúvidas sobre o compromisso” de Istambul “com os valores e práticas europeias”.

No comunicado, citado pela agência Efe, lê-se que “a liberdade de expressão, um direito fundamental em qualquer sociedade democrática, inclui o direito a receber e partilhar informação e ideias sem interferências das autoridades” e que os cidadãos “devem eleger livremente o meio pelo qual querem exercer esse direito”.

A Direção de Telecomunicações da Turquia bloqueou na quinta-feira o acesso à rede social Twitter, horas depois de o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, ter prometido num comício eleitoral “erradicar” esta plataforma.

#oTwitterestábloqueadonaTurquia

O bloqueio efetivou-se perto da meia-noite local (22h em Lisboa), comprovou a agência noticiosa espanhola.

A situação foi, segundo a agência Efe, comentada de imediato no Twitter, onde se criou a hashtag (palavra-chave utilizada como identificação de uma situação nas redes sociais, precedida do uso do símbolo #) #TwitterisblockedinTurkey (#oTwitterestábloqueadonaTurquia, no equivalente português).

As vozes de protesto pela decisão do primeiro-ministro chegam um pouco de todo o lado, a começar no antigo parceiro da coligação de Recep Tayyip Erdogan, o Presidente Abdullah Gul, que criticou a decisão precisamente no Twitter.

“Não estou de acordo com o bloqueio das redes sociais”, escreve o chefe de Estado numa mensagem difundida nesta rede social, na qual acrescenta que, “além do mais, já foi demonstrado várias vezes que nem sequer é tecnicamente possível bloquear as plataformas como o Twitter, que são utilizadas em todo o mundo”.

Reações adversas de todos os lados

A vice-presidente da Comissão Europeia e comissária com o pelouro da Agenda Digital, Neelie Kroes, disse que a decisão “é inaceitável e vai contra os valores europeus”, sendo também “o contrário do que a Turquia nos prometeu nas últimas negociações”.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) criticou também a decisão turca, considerando que as mais recentes leis de controlo da internet “são devastadoras para a liberdade de expressão e liberdade dos meios de comunicação social e prejudica o direito dos cidadãos se expressarem livremente”.

O representante da OSCE para a Liberdade dos Meios de Comunicação Social, Dunja Mijatovic, afirmou que “o Governo turco devia proteger e fomentar o discurso pluralista, tanto na internet como fora da internet, em vez de o restringir”.

“Chocante” foi a palavra escolhida pelo Governo francês para criticar o bloqueio do Twitter pelo Governo de Ancara: “Esta decisão chocante do Governo turco é contrária às liberdades de expressão e de comunicação que são princípios fundamentais”, disse o porta-voz do Governo francês, Romain Nadal.

“A Turquia devia respeitar os seus compromissos enquanto Estado candidato [à adesão à União Europeia], em particular no domínio das liberdades fundamentais, entre as quais está a liberdade de expressão”, acrescentou o responsável.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …