Borussia perto de fazer história. Mas um adepto sentiu-se sujo por celebrar derrota do Bayern

Anna Szilagyi / EPA

Borussia Dortmund celebra vitória frente ao Augsburgo

Borussia Dortmund está na frente da Bundesliga e só falta uma jornada. Mas a vitória do Leipzig deixou um adepto do Borussia confuso.

Ser campeão nacional já é entrar para a História de uma modalidade, sobretudo no país em causa.

Mas ser campeão nacional depois de 10 épocas consecutivas em que foi a mesma equipa a ficar com o troféu… É quebrar um “império”.

O Bayern Munique começou este domínio inédito em 2011/12. A partir daí, nunca mais houve um campeão na Alemanha sem ser o Bayern. Com o Borussia Dortmund no segundo lugar, na maioria das épocas.

Na presente época, apesar da surpresa chamada Union Berlim (que liderava à 12.ª jornada), o Bayern saltou para o primeiro lugar na jornada seguinte e foi ficando por lá.

Mas não para sempre. Nos últimos seis jogos, só venceu três. E no sábado passado perdeu em casa contra o Leipzig (1-3), o que permitiu ao Borussia Dortmund passar para a liderança.

Só falta uma jornada para o fim da Bundesliga. O Borussia tem 70 pontos, o Bayern tem 68.

No próximo sábado o Borussia Dortmund recebe o Mainz (que está a meio da tabela, já não tem objectivos europeus) e o Bayern Munique joga em Colónia (que está em situação semelhante à do Mainz).

Adepto sente-se sujo

Obviamente, a vitória do Leipzig em Munique foi motivo de festa para os adeptos do Borussia. Porque o Bayern perdeu.

Mas, quando acabou esse jogo entre Bayern e Leipzig, um adepto do Borussia Dortmund esteve a tomar banho durante horas.

Porquê? Porque sentiu-se sujo. Celebrar uma vitória do RB Leipzig é anormal para os adeptos dos outros clubes.

“Bah! Ugh! Como pude fazer isto? Celebrei cada golo desta equipa de tubo de ensaio. Que pena! Eu só quero lavar isto!”, reagiu o adepto de Dortmund, cita o portal Der Postillon.

Contexto: na Alemanha, num panorama geral (adeptos, dirigentes e a própria direcção da Bundesliga), os clubes comprados por milionários não são aceites. Casos como Chelsea, Manchester City ou PSG não são permitidos na Bundesliga, oficialmente.

Os adeptos dão muito valor às estruturas, às tradições do seu clube. Não gostam de investidas milionárias.

O RB Leipzig é um “produto” Red Bull. É resultado de um clube comprado em 2009: o SSV Markranstädt, que andava pela quinta divisão, foi comprado por 350 mil euros. Mas não se chama Red Bull Leipzig – tem o nome oficial RasenBallsport Leipzig, precisamente por causa das regras do futebol alemão.

Voltando ao adepto do Borussia Dortmund: “Fiquei secretamente feliz por terem comprado uma equipa tão forte em Leipzig e, portanto, terem conseguido enfrentar o Bayern. Eu torci mesmo por eles. Ugh! Como estou envergonhado!”, completou.

Provavelmente, a seguir foi ao frigorífico pegar numa lata Red Bull.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.