Adega com 1.800 anos descoberta nos arredores de Roma

S. Castellani / Antiquity

Escavações recentes na Villa de Quintilii revelaram os restos de uma adega única nos arredores de Roma. O edifício de meados do século III, localizado ao longo da Via Appia Antica, tem uma opulência quase nunca encontrada num local de produção antigo.

O complexo ilustra como a elite romana fundiu a função utilitária com decoração luxuosa e teatro para moldar o seu estatuto social e político, relatou o Science Alert.

De acordo com Emlyn Dodd, um dos arqueólogos que estudou o local, a partir de nomes estampados num tubo de água de chumbo, o grupo percebeu que o antigo complexo de 24 hectares era propriedade dos irmãos Quintilii, que serviram como cônsules em 151. Os resultados da investigação foram publicados na Antiquity.

O imperador romano Commodus mandou matá-los em 182/3, tomando posse das suas propriedades, incluindo a villa.

O local é há muito conhecido pela sua arquitetura decorativa, incluindo azulejos de mármore colorido, estátua de alta qualidade recuperada ao longo dos últimos 400 anos, e um complexo balnear. Menos conhecido é o circo para corridas de carros construído durante o reinado de Commodus.

De 2017-18, durante uma tentativa de descobrir os portões de partida do circo, foram revelados os primeiros vestígios de uma adega única.

O complexo foi construído em cima dos portões de partida do circo e possui características encontradas nas antigas adegas romanas: uma zona de pisar as uvas, dois lagares de vinho, uma cuba para recolher mosto e uma adega com grandes frascos de barro para armazenamento e fermentação afundados no solo.

No entanto, a decoração e disposição destas características é quase completamente inigualável no mundo antigo, indicou o investigador.

Quase todas as áreas de produção são revestidas em mosaicos de mármore folheado. Até a zona de pisar, normalmente revestida em estuque à prova de água, é coberta em mármore vermelho breccia. Este material, combinado com as suas características, transmite uma sensação de luxo, continuou o especialista.

Duas prensas mecânicas de alavanca situam-se de cada lado da zona de pisar para prensar a polpa de uva. O tamanho e a escala dessas prensas, trabalhando para cima e para baixo em harmonia, teriam contribuído para a produção do vinho.

O sumo de uva produzido fluiu dessas áreas para uma longa cuba retangular, onde há uma impressão de um carimbo do Imperador Gordian. Isto confirma uma data de construção ou de renovação.

O mosto despeja-se como uma fonte para fora da cuba, através de uma fachada de cerca de um metro de altura. Enquanto que o mosto saía dos três nichos centrais, a água escorria dos que se encontravam em ambas as extremidades e foi depois canalizada de volta para o subsolo através de um sistema de tubos de chumbo.

Esta fachada foi originalmente revestida com um folheado decorativo de mármore branco, preto, cinzento e vermelho de cor brilhante. Algumas peças permanecem presas e outras foram encontradas soltas nas camadas escavadas.

Um sistema de finos canais abertos de mármore branco levava o mosto da fachada para uma zona de cave ao ar livre. Aqui era introduzido em 16 frascos de barro, suficientemente grandes para uma pessoa caber no seu interior. Os restos mortais de oito pessoas foram descobertos durante as escavações.

Três quartos pavimentados em revestimento de mármore geométrico, como os encontrados noutras áreas da villa, foram dispostos à volta da cave.

O único outro exemplo como esta instalação pode ser encontrado em Villa Magna, a 50 quilómetros a sudeste, perto de Anagni. Nas cartas de Marcus Aurelius ao seu tutor Fronto, há um raro vislumbre das atividades da Villa Magna por volta de 140-145. Aquele descreve o banquete do partido imperial enquanto observa e ouve os trabalhadores a pisar uvas.

É provável que isto fizesse parte de um ritual de vindima, ligado à abertura cerimonial. Talvez este ritual também tenha ocorrido na Villa de Quintilii, um pouco mais tarde. Espaços luxuosos revestidos a mármore marcaram áreas próprias para a festa imperial e a adega foi o “teatro” para esta representação sagrada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.