Acusado de matar primo à sacholada diz não se lembrar das agressões

eltpics / Flickr

-

O homem acusado de matar um primo à sacholada, em julho de 2013, em Adaúfe, Braga, admitiu hoje que pode ter cometido o crime, mas garantiu não se lembrar de ter agredido a vítima.

Num depoimento marcado pela incoerência, o arguido, de 44 anos, disse que, no dia dos factos, foi ele o primeiro a ser agredido na testa com uma enxada, precisamente pelo primo que viria a morrer.

“A partir daí, não me lembro de mais nada, fiquei em estado de choque“, referiu.

Depois, trabalhou a tese de legítima defesa.

“Se não fosse ele [a morrer], era eu”, disse ainda.

O arguido estava acompanhado do filho, de 14 anos, que também terá dado umas sacholadas na vítima.

“Se o meu filho não dá, tinha morrido eu”, afirmou o arguido.

Mais à frente, o arguido disse que pensou logo que ia morrer e que teve medo que acontecesse alguma coisa ao filho.

Admitiu que antes do crime tinha bebido “duas tigelinhas” de vinho e que na altura dos factos se encontrava “muito exaltado”.

Sublinhando que não teve intenção de matar, disse sentir-se “culpado”, confessou-se “arrependido” e pediu “perdão” à família da vítima.

Segundo a acusação, deduzida pelo Ministério Público, o agressor, de 44 anos, e a vítima, 13 anos mais velha, já andavam desavindos por causa de partilhas.

No dia dos factos, 8 de julho, encontraram-se para limpar um rego de água, em Adaúfe, Braga, que serve várias leiras, tendo havido mais uma discussão, dessa vez por causa de uma mangueira e de um motor de rega.

O arguido terá começado a insultar e ameaçar o primo, após o que os dois se “pegaram”.

Ainda segundo a acusação, a vítima começou por agredir o arguido na cabeça, com uma enxada.

O arguido respondeu da mesma forma, tendo a vítima caído no chão, inanimada, mas mesmo assim o arguido e um seu filho, de 14 anos, continuaram a agredi-la com utensílios agrícolas.

Um inspetor da Polícia Judiciária, hoje ouvida em julgamento, disse que as agressões foram perpetradas “com extrema violência“, tendo a vítima sido atingida com “pelo menos” seis sacholadas, sobretudo na cabeça.

O agressor está acusado de homicídio qualificado, um crime punível com pena de prisão entre 12 e 25 anos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …