Activistas palestinianos protestam em concerto de Radiohead

O concerto dos Radiohead em Glasgow, na Escócia, foi a certa altura interrompido por pessoas com bandeiras palestinianas. A intervenção foi um protesto contra o próximo espetáculo da banda, em Israel, já para a semana. 

Recentemente, diversos artistas, entre os quais Young Fathers Roger Waters, enviaram ao grupo britânico uma carta aberta aos Radiohead, na qual apelam ao cancelamento do concerto da banda de Thom Yorke em Tel Aviv.

O movimento, que exige um boicote total a Israel até que os Palestinianos tenham o “direito de retorno” , levou a que artistas como Elvis Costello, Devendra Banhart ou Gorillaz optassem por cancelar concertos que tinham previstos em Israel, mas muitos outros ignoraram o apelo.

Foi este o caso dos Radiohead, o que levou a que alguns grupos solidários com a causa palestiniana tenham decidido protestar, em plena actuação da banda em Glasgow, hasteando bandeiras do país, para exigir que o conjunto a aceite o boicote cultural.

O protesto causou algum incómodo em Thom Yorke. Imediatamente antes de interpretar Myxomatosis, o cantor diz repetidamente some fucking people!, cuja tradução não é necessária. A frase é bem audível no vídeo acima.

Além disso, Yorke terá sido apanhado a levantar o dedo do meio. Se o gesto foi para os protestantes ou não, não se sabe. Mas Yorke admitiu recentemente, em entrevista à Rolling Stone, o seu descontentamento e discordância em relação ao boicote – e à carta enviada pelo grupo de artistas.

É muito desagradável que, ao fim destes anos todos, artistas que eu respeito achem que não somos capazes de fazer uma escolha moral por nós próprios“, lamenta Yorke à publicação musical.

Entretanto, o concerto dos Radiohead em Israel continua agendado para dia 19 deste mês – e provavelmente, assim permanecerá.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes miseráveis querem impor um país que nunca existiu e atacar a única democracia no terror que é o Médio Oriente! Esta escumalha só quer destabilizar e impedir as pessoas de serem livres! Ganhei mais admiração pela coragem e determinação livre dos Radiohead! Não podemos tornar-nos prisioneiros de meia dúzia de obscurantistas que entendem que o Mundo deve ser como apenas eles entendem! O meu sincero aplauso aos Radiohead.

RESPONDER

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …