Activistas palestinianos protestam em concerto de Radiohead

O concerto dos Radiohead em Glasgow, na Escócia, foi a certa altura interrompido por pessoas com bandeiras palestinianas. A intervenção foi um protesto contra o próximo espetáculo da banda, em Israel, já para a semana. 

Recentemente, diversos artistas, entre os quais Young Fathers Roger Waters, enviaram ao grupo britânico uma carta aberta aos Radiohead, na qual apelam ao cancelamento do concerto da banda de Thom Yorke em Tel Aviv.

O movimento, que exige um boicote total a Israel até que os Palestinianos tenham o “direito de retorno” , levou a que artistas como Elvis Costello, Devendra Banhart ou Gorillaz optassem por cancelar concertos que tinham previstos em Israel, mas muitos outros ignoraram o apelo.

Foi este o caso dos Radiohead, o que levou a que alguns grupos solidários com a causa palestiniana tenham decidido protestar, em plena actuação da banda em Glasgow, hasteando bandeiras do país, para exigir que o conjunto a aceite o boicote cultural.

O protesto causou algum incómodo em Thom Yorke. Imediatamente antes de interpretar Myxomatosis, o cantor diz repetidamente some fucking people!, cuja tradução não é necessária. A frase é bem audível no vídeo acima.

Além disso, Yorke terá sido apanhado a levantar o dedo do meio. Se o gesto foi para os protestantes ou não, não se sabe. Mas Yorke admitiu recentemente, em entrevista à Rolling Stone, o seu descontentamento e discordância em relação ao boicote – e à carta enviada pelo grupo de artistas.

É muito desagradável que, ao fim destes anos todos, artistas que eu respeito achem que não somos capazes de fazer uma escolha moral por nós próprios“, lamenta Yorke à publicação musical.

Entretanto, o concerto dos Radiohead em Israel continua agendado para dia 19 deste mês – e provavelmente, assim permanecerá.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes miseráveis querem impor um país que nunca existiu e atacar a única democracia no terror que é o Médio Oriente! Esta escumalha só quer destabilizar e impedir as pessoas de serem livres! Ganhei mais admiração pela coragem e determinação livre dos Radiohead! Não podemos tornar-nos prisioneiros de meia dúzia de obscurantistas que entendem que o Mundo deve ser como apenas eles entendem! O meu sincero aplauso aos Radiohead.

RESPONDER

Bernie Madoff, autor de uma das maiores fraudes da história, morreu aos 82 anos

Bernard Madoff, um dos homens mais célebres da crise financeira de 2008, morreu na prisão federal de Butner, na Carolina do Norte, noticia a agência Associated Press, citando fonte do próprio estabelecimento prisional. Em dezembro de …

Dinamarca desiste da vacina da AstraZeneca. É o primeiro país da Europa a tomar a decisão

A Dinamarca anunciou esta quarta-feira que desistiu de usar a vacina para a covid-19 da AstraZeneca devido aos efeitos secundários "raros, mas graves". Já a Alemanha decidiu administrar outra vacina nas segundas doses a quem …

Medida "excessiva". PSD vai pedir a apreciação parlamentar do prolongamento do teletrabalho até final do ano

O PSD vai pedir a apreciação parlamentar do prolongamento do teletrabalho até final do ano, considerando a medida "excessiva". O ECO avança, esta quarta-feira, que o PSD vai pedir, ainda esta semana, a apreciação parlamentar do …

Portugal regista mais 684 casos e 8 mortos. Incidência da doença a subir

O boletim epidemiológico desta quarta-feira indica que Portugal registou nas últimas 24 horas, 684 novos casos de covid-19 e mais 8 óbitos. Segundo o boletim da DGS o país tem 447 doentes com covid-19 internados, dos …

Acesso ao Ensino Superior terá as mesmas exceções do ano passado

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse, esta terça-feira, que o acesso ao Ensino Superior terá, este ano, as mesmas medidas excecionais implementadas no ano passado devido à pandemia da covid-19. "Olhar para a …

Europa vai receber mais 50 milhões de vacinas da Pfizer ainda este mês

Depois de se saber que a UE não vai renovar os contratos com a Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano, a Comissão Europeia anunciou que a Pfizer vai fornecer 50 milhões de doses …

Agente que matou Daunte Wright e chefe da polícia demitiram-se. Mas os protestos continuam

A polícia que matou a tiro um jovem afro-americano em Brooklyn Center, nos Estados Unidos, no domingo, e o chefe da polícia local demitiram-se. Mas os protestos continuam na cidade. Mike Elliott, mayor de Brooklyn Center, …

Família de Ihor pondera recorrer se inspetores não forem condenados por homicídio

A família de Ihor Homenyuk está a ponderar recorrer se os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) forem condenados por ofensas à integridade física agravada e não por homicídio qualificado. A notícia é …

"Sofagate". Michel pede desculpa a Von der Leyen por falta de reação a incidente em Ancara

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu esta terça-feira solenemente desculpa à líder da Comissão Europeia (UE) pela falta de reação ao "desplante diplomático" protagonizado por Ancara na semana passada. Von der Leyen destacou …

Altice Portugal acredita que "SIRESP vai acabar a 30 de junho"

O presidente da Altice Portugal disse que a empresa não teve "qualquer tipo de contacto por parte do SIRESP" sobre a continuidade do contrato, pelo lhe parece que a rede de emergência "vai acabar no …