#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

Justin Lane / EPA

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a travar o processo civil de que é alvo em Nova Iorque.

Segundo avançaram o Wall Street Journal e o New York Times, que citam várias fontes próximas do processo, caso o acordo seja concluído, resolverá os processos civis apresentados pela procuradoria de Nova Iorque no ano passado, que acusa os executivos da Weistein Company de não protegerem os funcionários de um ambiente de trabalho hostil e da má conduta sexual de Harvey Weinstein.

A notícia, avançada esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, indica que o acordo inclui ainda os executivos do seu antigo estúdio e a procuradoria-geral de Nova Iorque e não afeta o processo criminal, no qual o ex-produtor é acusado de ter violado uma mulher em 2013 e de tentado forçar um ato sexual com outra mulher em 2006. Esse julgamento deverá começar em setembro. O antigo produtor nega os crimes.

De acordo com o New York Times, o valor do atual acordo é menos de metade do inicialmente discutido para a criação de um fundo de apoio às vítimas, discutido no ano passado entre um grupo de investidores interessado em comprar os bens da produtora de Weinstein e o então procurador de Nova Iorque. Esse acordo era de 90 milhões de dólares, mas caiu por terra no último minuto.

Uma das fontes revelou igualmente que os 44 milhões de dólares seriam pagos pelas companhias de seguros.

As acusações a Harvey Weinstein resultam de uma investigação feita por um Grande Júri de Manhattan (Nova Iorque). O produtor, expulso da Academia e despedido da sua produtora – Weinstein Company -, anunciou estar a entrar num processo de falência, tendo se entregado numa esquadra em Manhattan em maio de 2018, acabando por sair em liberdade com monitorização eletrónica após pagar uma fiança de um milhão de dólares.

As denúncias desencadearam o movimento #MeToo, com milhares de mulheres a usarem as redes sociais para denunciar abusos sexuais em todo o mundo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …