Acidentes com ciclistas aumentam drasticamente em Berlim. “Estão a cair como moscas”

A redução do tráfego durante o período de quarentena, e a construção de novas ciclovias na cidade, trouxeram a esperança de uma nova realidade nas estradas de Berlim. Ainda assim, a cidade apresenta uma subida no número de acidentes com bicicletas.

Apesar de haver menos veículos na estrada e de as novas ciclovias terem mais proteção, estas medidas ainda não tornaram as ruas de Berlim mais seguras para os ciclistas. A capital alemã regista um aumento recorde de acidentes em ciclovias, comparativamente com o ano passado. Em 2020 ocorreram 14 acidentes graves, mais do dobro do ano passado, em que na mesma altura só havia o registo de 6 casos.

As autoridades locais aproveitaram a quarentena para construir mais de 22 quilómetros de ciclovias suspensas, de modo a separar os ciclistas dos carros. A esta iniciativa da cidade seguiram-se outras medias para melhorar a mobilidade ma cidade, tal como o fecho temporário de estradas para carros.

Contudo, Siegfried Brockmann, investigador de acidentes da Associação Alemã de Seguros, acredita que durante o desconfinamento houve uma redução drástica dos números de passageiros nos transportes públicos. Porém, o número de carros nas estradas da cidade voltou aos níveis normais ou até mais elevados.

Segundo o The Guardian, o melhoramento das ciclovias teve falhas. Ficaram por analisar as áreas onde é mais provável ocorrerem acidentes. Contudo, para Brockmann esta tarefa não é fácil. “Dois terços dos acidentes ocorrem em cruzamentos ou curvas. Até agora as autoridades não arranjaram soluções para reduzir o risco”.

Regine Günther, senadora do Departamento de Transportes de Berlim, revelou ao jornal Der Tagesspiegel que o governo prioriza este assunto, mas admitiu que a reforma do sistema de tráfego de Berlim poderá ser um trabalho lento, uma vez que “a infraestrutura segura precisa de tempo”.

Ragnhild Sørensen, membro do grupo Changing Cities – com sede em Berlim – apela ao governo nacional e local, para que sejam implementadas regras mais apertadas para os condutores. “Os ciclistas estão a cair como moscas, é preciso olhar para este problema com o mesmo rigor que se olha para o crime organizado”, afirma Sørensen.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por cá a lei permite-lhes andar a par e divertirem-se frente aos carros, até parece por vez uma disputa entre touro e toureiro, o risco é enorme e alguns certamente irão pagar caro a ousadia.

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …