Achados da Idade do Bronze descobertos em Mafra

Vestígios da Idade do Bronze foram encontrados durante a construção do Centro de Saúde de Mafra e são os mais antigos até agora descobertos na vila, disse esta segunda-feira à Lusa a arqueóloga Ana Catarina Sousa.

As prospeções arqueológicas junto à zona de construção permitiram identificar e, neste verão, escavar, “vestígios de um povoado da Idade do Bronze datável do século XI a IX a.C., com uma cabana e várias estruturas anexas” que, por serem “os mais antigos” até agora encontrados na vila, “poderão corresponder à origem do núcleo populacional desta localidade”, afirmou à Lusa Ana Catarina Sousa, arqueóloga da Universidade de Lisboa.

Segundo a especialista, trata-se de “vestígios de uma casa agrícola” que evidenciam os “primeiros contactos com o mundo mediterrânico num período pouco conhecido na região da Estremadura”, onde se situa Mafra, distrito de Lisboa.

A descoberta surpreendeu os arqueólogos, uma vez que, por a obra se situar no núcleo histórico de Mafra, “seria expectável” encontrarem achados da época medieval, já que a documentação histórica “há referências a um castelo”, sem que alguma vez tenha sido encontrado restos das respetivas muralhas.

“É muito importante a nível local porque temos muito pouca informação sobre as fases da antiga vila de Mafra”, sublinhou a arqueóloga.

Além dos vestígios da Idade do Bronze, os arqueólogos identificaram silos de várias épocas, incluindo a Alta Idade Média Islâmica, que deverão remontar aos séculos X-XII.

Os achados foram encontrados durante os trabalhos de acompanhamento arqueológico da construção do Centro de Saúde de Mafra e foram coordenados pela arqueóloga da Câmara Municipal de Mafra, Marta Miranda.

Nas escavações, que decorrem desde julho, estão a colaborar alunos de Arqueologia e História da Faculdade de Letras de Lisboa sob a coordenação da arqueóloga Ana Catarina Sousa, no quadro de uma colaboração existente entre o município de Mafra e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Os trabalhos arqueológicos estão em fase de conclusão, estando prevista a proteção das estruturas e ações de conservação e restauro dos materiais arqueológicos.

A descoberta de achados arqueológicos atrasou a conclusão da obra, prevista para junho deste ano, explicou o presidente da Câmara, Hélder Sousa Silva, na última reunião de câmara, na qual foi aprovada a prorrogação do prazo de execução até meados do próximo mês de novembro.

O novo Centro de Saúde de Mafra é um investimento de 2,9 milhões de euros, para substituir as atuais instalações da unidade que pertencem à Santa Casa da Misericórdia, que são antigas e que já não têm condições.

O novo centro de saúde vai servir 20 mil utentes, mas tem capacidade para 30 mil dos 65 mil registados em todo o concelho.

Para a obra, a autarquia estabeleceu uma parceria com o Ministério da Saúde, a qual a tutela transfere o dinheiro necessário e a câmara lançou concurso e tem vindo a ser responsável pela construção.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é “tratam-se de vestígios”, é trata-se de vestígios. O verbo tratar, quando é sinónimo de “lidar com”, só se pronuncia na 3ª pessoa do singular.

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …