Académica desce de divisão quando tem o melhor marcador da II Liga

1

(dr) Académica / OAF

João Carlos (Académica)

Um cenário invulgar: a equipa que ocupa, de longe, o último lugar do campeonato tem o melhor marcador desse campeonato – João Carlos.

8 de Novembro de 2012: a Académica vence em Coimbra o Atlético de Madrid por 2-0, num dos jogos do Grupo B da Liga Europa; o Atlético era o detentor do troféu. A Académica tinha vencido a Taça de Portugal poucos meses antes.

16 de Abril de 2022: a Académica empata em Coimbra frente ao Penafiel e desce à Liga 3. Menos de 10 anos depois de ter triunfado no Jamor e de ter estado na segunda maior competição europeia de clubes.

Foi uma das notícias mais marcantes do último fim-de-semana futebolístico: a Associação Académica de Coimbra, fundada no dia 3 de Novembro de 1887, vai jogar na terceira divisão nacional pela primeira vez.

Não foi propriamente um desfecho surpreendente, quando ainda faltam quatro jornadas para o final da II Liga. A histórica turma de Coimbra só venceu três vezes em 30 jornadas. São 20 derrotas em 30 jogos. É a pior defesa do campeonato, com 55 golos sofridos.

Zé Castro

O capitão Zé Castro protagonizou declarações que vão ficar na memória de muita gente. Além de demonstrar a tristeza pelo momento histórico do seu “único clube”, deixou recados para o mundo do futebol.

“A nossa cultura tem de mudar um bocado. Cada vez há menos gente a gostar de futebol e cada vez há mais gente a querer só ganhar e que nem sequer gosta dos clubes. É gente que se aproveita e que é um bocado obcecada pelos clubes”, declarou o defesa, em entrevista rápida à Sport TV.

O plantel actual da Académica não conta apenas com Zé Castro, ex-Atlético de Madrid, ex-Deportivo e internacional português (esteve muito perto de ser convocado para o Mundial 2010).

Em Coimbra mora também Mika, ex-Benfica e guarda-redes titular da selecção sub-20 vice-campeã mundial em 2011; e os experientes Ricardo Dias (ex-FC Porto), Luís Aurélio, João Diogo, e ainda João Mário, que passou pelo Benfica.

Goleador é da Académica

A Académica tem, de longe, a pior defesa da II Liga, como já referimos. Basta ver que, imediatamente abaixo dos 55 golos sofridos, está o Estrela da Amadora, com 47 golos.

Mas, no ataque, está à frente das quatro equipas que a superam na classificação. Tem 32 golos marcados.

Metade desses golos foi marcada por João Carlos. O avançado brasileiro já celebrou 16 vezes e é o melhor marcador da II Liga.

Assim, a Académica apresenta um registo nada vulgar: a última classificada, e que até já desceu de divisão, tem no seu plantel o melhor marcador do respectivo campeonato.

Outra curiosidade: na época passada João Carlos vestia a camisola do Estoril (não era titular habitual) e fechou a temporada com…zero golos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Que pena! A equipa mais encantadora de Portugal, para a maioria dos portugueses. É urgente que a equipa dos capas negras regresse ao convívio dos grandes, Por onde anda o bairrismo na cidade? Talvez o reflexo de um país triste, a sobrevivver na cauda da Europa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.