Se abusar dos limites de velocidade na Áustria pode ficar sem carro

Na Áustria, os condutores que sejam apanhados a ultrapassar largamente os limites de velocidade vão ficar com as suas viaturas apreendidas e até leiloadas.

Quem conduzir 60 km/h acima do limite dentro das localidades ou a 70 km/h acima dos limites fora das localidades, está habilitado a ficar sem viatura, sublinha a agência Reuters. O limite para localidades na Áustria é de 50 km/h e fora das localidades é de 130 km/h.

O automóvel poderá ser apreendido durante duas semanas. Mais tarde, a viatura pode até ser leiloada.

Caso repita o crime, ou o cometa pela primeira vez a uma velocidade ainda maior — mais de 80 km/h acima do limite numa cidade ou mais de 90 km/h acima do limite noutros locais —, o condutor terá o seu veículo confiscado e leiloado.

A alteração tem como objetivo agir contra as corridas de rua, que, em Viena, mataram uma mulher de 48 anos, em setembro. A mulher foi atropelada após o condutor do carro que participava numa corrida de rua não ter parado num semáforo vermelho.

“As velocidades de que estamos a falar não permitem que ninguém tenha completamente o controlo do carro, tornando-o numa arma incontrolável e um perigo para pessoas inocentes”, disse a ministra dos Transportes, Leonore Gewessler, em conferência de imprensa.

“Quem tem o carro não poderá andar demasiado rápido. É precisamente por que razão esta medida teve tanto sucesso noutros países — atinge onde dói e protege a população em geral”, acrescentou a ministra.

A lei será alterada pela coligação no poder, entre conservadores e verdes. A ideia é aproximar as regras das já existentes em países como a Alemanha e a Suíça.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.