Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer.

O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com um tumor na cabeça depois de ter estado 11 vezes nas urgências, foi tornado público em 2016.

A jovem, natural de Recarei, Paredes, deu entrada nas urgências do Hospital Padre Américo e o diagnóstico foi sempre “estado de ansiedade”. Apesar de ter fortes dores de cabeça, vómitos, perdas de consciência e dificuldade em controlar a urina, nunca foi submetida a uma tomografia axial computorizada (TAC) ou a uma ressonância magnética. Acabaria por morrer, em 2013, com um tumor na cabeça com 1,670 quilogramas.

Segundo o jornal Público, o Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram o tumor cerebral, confirmando a sentença do tribunal de primeira instância em julho do ano passado.

Os juizes desembargadores defendem que, apesar de os profissionais não terem pedirem exames de diagnóstico que teriam permitido perceber que a jovem tinha um tumor, seria necessário existir dolo para haver condenação.

Citada pelo diário, a advogada da família da vítima, Filomena Pereira, lamentou que não tivesse sido tido em conta o parecer do Conselho Médico-Legal, que “considerou ter havido violação da leges artis [regras que o médico tem a obrigação de conhecer tendo em conta o estado da ciência]”.

De acordo com o matutino, há ainda duas ações com pedidos de indemnização em curso no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, contra o hospital, e no cível, contra os quatro médicos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Ansiedade” este é o prognóstico que geralmente os médicos fazem quando desconhecem ou não se interessam em aprofundar os motivos das queixas dos pacientes.

  2. Boa tarde.
    Ou então é um “vírus” ou uma “virose”.
    Não consigo compreender que justiça é esta, que tribunais são estes! “Não houve dolo”. Mas se não quiseram fazer mal, muito menos quiseram fazer BEM! ONZE VEZES AO HOSPITAL?! E com queixas destas, por parte da paciente?! Percebo que os Pais tenham muitas dificuldades mas pedirem ajuda! Ao médico de família, que prescrevesse o exame! Porque só iam com a jovem à urgência???
    Tudo isto é muito complicado e desejo a maior paz de espírito a estes Pais, que ficaram sem a filha. Mas algo decididamente tem que mudar…

    • E ainda chamam aquela coisa que exercem de medicina. Só se for medicina das trevas. Com médicos destes que mais parecem cangalheiros não vamos longe não.

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …