Chuva de estrelas e danças lunares. Abril reserva incríveis fenómenos celestes

NASA/ JPL-CALTECH

Além da espetacular chuva de meteoros das Líridas, que atingirá seu auge na noite de 21 para 22 deste mês, abril oferece aos amantes de Astronomia outras oportunidades para desfrutar de fenómenos celestes.

A National Geographic elenca os principais fenómenos que poderão ser vistos nos céus, que incluem “chuvas de estrelas”, danças da Lua com Saturno e Júpiter e um duelo vermelho.

A 11 de abril, dois dos mais brilhantes e mais avermelhados objetos celestes estarão na mesma parte do céu. Marte vai aproximar-se de Aldebaran, uma estrela laranja, que é a mais brilhante da constelação de Taurus. Este “duelo celestial” estará separado por apenas sete graus de distância, nota a National Geographic.

Dois dias depois, a 13 de abril, a Lua dançará pela primeira vez em abril. A lua brilhante será posicionada a menos de meio grau de Saturno ao amanhecer. Se tem um telescópio, poderá apontá-lo para o planeta para ver os famosos anéis que cercam o gigante gasoso.

Na madruga de 21 para 22 de abril, a “chuva de estrelas” de Líridas atingirá o seu pico. Sob um céu escuro e ideal, esperam-se entre 15 a 20 estrelas cadentes por hora durante este banho anual. Este ano, no entanto, os observadores do céu terão que contar com o brilho de uma lua quase cheia, que fará com que o brilho das estrelas cadentes fique mais fraco ao amanhecer.

Em Portugal, a melhor hora para ver este fenómeno será às 03:00 da manhã, de acordo com a previsão do Observatório Astronómico de Santana, nos Açores. “Infelizmente a Lua irá brilhar em demasia na noite do pico das Líridas. Mas, se está à caça, observe a chuva a partir das 04 da manhã (hora dos Açores), já que a esta hora a Lua já se “deitou” e verá, assim, mais meteoros”, pode ler-se na sua página oficial.

Um dia depois, a 23 de abril, será Júpiter a encontrar o satélite natural da Terra. Será possível ver como é que a lua minguante se aproxima de Júpiter de tal forma que ambos os corpos estarão a uma distância de dois graus. Este evento será uma ótima oportunidade para tirar fotografias do “casal”, cerca de 45 minutos antes do nascer do sol.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E ainda temos o FCPORTO na Liga das Estrelas e o Benfica na liga menor. E pelo meio ainda iremos ser contemplados com mais alguns estrelatos familiares no governo e outros grandes estrelatos nas comissões de inquérito da Assembleia da República.

    • O facto de desvalorizar o rival apenas denota complexo de inferioridade. Se o FC Porto for realmente um grande clube não tem necessidade nenhuma desse tipo de afirmações. Desde já boa sorte para o FC Porto na 2a volta contra o Liverpool, espero sinceramente que passe a eliminatória.

RESPONDER

Fósseis guardados em gaveta de museu pertencem a criatura gigante com 25 milhões de anos

Os fósseis foram descobertos em 1973, mas só agora foram formalmente identificados e anunciados ao público. Trata-se de um antepassado gigante de fascólomos, também conhecidos como vombates. Fascólomos estão entre os animais mais peculiares. De facto, …

Refeições tardias podem realmente fazer engordar

Um jantar tardio pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue, concluiu um pequeno estudo recentemente publicado. "Este estudo lança uma nova luz sobre como é que ingerir …

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …