As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas.

Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se reproduzem por partenogénese, na qual os indivíduos se reproduzem sem acasalar. Essa forma de reprodução tem a vantagem de não desperdiçar tempo e energia no acasalamento.

Contudo, a desvantagem passa pela perda da diversidade genética, que ajuda as espécies a sobreviver em condições mutáveis.

Outras pesquisas também mostraram que, para a maioria das espécies, a partenogénese é uma forma tudo menos perfeita de produzir descendentes.

Isso ocorre porque uma pequena porção de material genético é, geralmente, misturada da forma errada e esses erros, conhecidos como recombinações, podem levar a defeitos congénitos ou óvulos não produtivos.

No entanto, no novo estudo, os investigadores encontraram uma espécie de abelha que desenvolveu uma forma de evitar recombinações.

Os investigadores perceberam que as abelhas-rainhas do Cabo da África do Sul se reproduzem sexualmente, mas as operárias fazem-no assexuadamente.

Durante a pesquisa, a equipa conduziu uma experiência onde colocou fita adesiva nos órgãos reprodutivos de uma abelha-rainha, evitando que os machos acasalassem com ela e fazendo com que estas e as abelhas-operárias se reproduzissem assexuadamente na mesma colmeia.

Desta forma, os especialistas tentaram testar o grau de recombinação em ambas e descobriram que a descendência das abelhas-rainhas tinha aproximadamente 100 vezes mais recombinação do que a das abelhas-operárias.

Perceberam ainda que os descendentes das abelhas-operárias eram clones quase idênticos aos seus pais.

Experiências posteriores mostraram ainda que uma linha de abelhas-operárias na colmeia se tinha clonado durante cerca de 30 anos – um sinal claro de que as operárias da colmeia não sofriam de defeitos congénitos ou incapacidade de produzir descendentes viáveis.

Também mostrou que estas desenvolveram uma forma de prevenir a recombinação quando se reproduzem, escreve o Phys.

O novo estudo foi publicado no jornal Proceedings of the Royal Society B a 9 de junho.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …