As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos.

Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: há artigos que sustentam que estes insetos compreendem o conceito de zero e que conseguem fazer adições e subtrações complexas. Acontece que, segundo um novo estudo publicado na Proceedings of the Royal Society B, não é bem assim.

Na verdade, as abelhas são capazes de resolver uma equação matemática sem usar números. Em vez de um processamento cognitivo complexo de números, os animais usam pistas visuais, segundo o IFL Science.

Uma equipa internacional de cientistas encarregou um conjunto de abelhas de resolver um problema matemático. Em vez de números, os animais estimaram quantidades usando pistas visuais mais simples, uma prova de que estes insetos são bons a encontrar a solução mais eficaz para resolver problemas.

As abelhas foram, então, treinadas para identificar cartazes com diferentes números de formas. Para algumas das abelhas, a recompensa era colocada no cartaz com mais formas, enquanto para outras era colocada no cartaz com menos formas. Depois de aprenderem esse detalhe, as abelhas foram capazes de encontrar rapidamente os cartazes com o maior ou menor número de formas para encontrar a sua recompensa.

Para determinar se as abelhas usavam pistas não numéricas, a equipa repetiu a experiência. Porém, desta vez, em vez de um número maior de formas, os cientistas usaram o mesmo número de formas, mas em dois conjuntos: a única diferença eram os aspetos visuais, como comprimento da borda e a frequência espacial.

Nenhum dos cartazes continha uma recompensa açucarada, apenas água.

Se as abelhas estivessem a usar números, deveriam ter voado igualmente para cada placa em busca da sua recompensa. Em vez disso, os insetos treinados para encontrar açúcar nas placas com o maior número de formas voaram para as placas com o maior número de variáveis – ou seja, as formas com as bordas mais interessantes e complexas.

O resultado sugere que os insetos usaram pistas visuais das formas e não o número das mesmas na primeira experiência. As abelhas “são incrivelmente inteligentes e podem resolver tarefas de maneiras eficazes e inesperadas”, comentou o autor principal do estudo, HaDi MaBouDi, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

A equipa defende que a investigação mostra que o cérebro das abelhas evoluiu para ser capaz de distinguir valores numéricos através de pistas visuais, em vez do processamento cognitivo complexo de números.

Esta forma mais simples de resolução de problemas poderia ser usada para desenvolver Inteligência Artificial (IA) mais inteligente, capaz de realizar tarefas com muito mais eficiência do que os seres humanos.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tentar arranjar argumentos contra e a favor se as abelhas percebem de matemática, quando a matemática é uma ferramenta meramente humana ?!
    A inteligência dos outros animais parece ser inerente/intuitiva. E que tal tentar perceber como pode a natureza ser tão sábia?
    Estudos de encher chouriços…

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …