A abelha gigante de Wallace estava extinta. 38 anos depois, reapareceu

(dr) Clay Bolt

A abelha gigante Wallace é quatro vezes maior do que uma abelha normal. Durante 38 anos esteve desaparecida e temeu-se a sua extinção. Contudo, foi encontrado um exemplar — uma fêmea — nas ilhas Molucas, na Indonésia.

Uma equipa de biólogos norte-americanos e australianos encontrou uma única abelha gigante Wallace (Megachile pluto) dentro de um ninho de térmitas numa árvore, a mais de dois metros do solo, conta o The Guardian.

“Foi absolutamente deslumbrante ver este inseto que já não tínhamos a certeza se existia”, disse Clay Bolt, um fotógrafo especializado que obteve as primeiras imagens da espécie viva. “Ver o quão bela e grande a espécie é na realidade e ouvir o som das suas asas gigantes a bater quando passou por mim foi simplesmente incrível”.

A abelha gigante — pode medir cerca de quatro centímetros de comprimento — foi descoberta em 1858 pelo explorador britânico Alfred Russel Wallace, na ilha tropical indonésia de Bacan. A abelha fêmea foi descrita como “um inseto grande, parecido com uma vespa preta, com grandes mandíbulas como uma vaca-loura [escaravelho]”.

Megachile pluto, a abelha gigante de Wallace

A última vez que a espécie tinha sido vista por cientistas foi em 1981. Na época, Adam Messer, um entomologista norte-americano, encontrou-a em três ilhas indonésias, tendo registado o comportamento do animal: a abelha usa as mandíbulas para recolher resina e madeira para as suas colmeias à prova de térmitas.

“Espero que esta redescoberta leve a novas investigações, que nos ajudarão a entender melhor esta abelha única e a protegê-la”, disse Eli Wyman, entomologista da universidade de Princeton, EUA, e que fazia parte do grupo que voltou a encontrar a abelha.

Robin Moore, biólogo da Global Wildlife Conservation, que dirige o programa “The Search for Lost Species”, manifestou-se sobre o potencial perigo de dar a conhecer a descoberta. “Sabemos que divulgar esta redescoberta pode parecer um grande risco, dada a procura, mas a realidade é que colecionadores sem escrúpulos sabem que a abelha está por aí”.

Segundo a Red List, que apresenta as espécies em perigo de extinção ou já extintas, a abelha gigante Wallace é uma espécie “vulnerável”.

O habitat da abelha na Indonésia está ameaçado pelo desmatamento maciço para a agricultura. O seu tamanho e raridade ainda a tornam um alvo para colecionadores. Não hánenhuma proteção legal relativa ao comércio da abelha gigante de Wallace.

Moore disse que é vital que os conservacionistas consciencializem o governo indonésio sobre a abelha e tomem medidas para proteger a espécie e o seu habitat.

“Ao transformar a abelha num símbolo popular da conservação da natureza, estamos confiantes de que a espécie tem um futuro melhor do que se simplesmente a deixássemos ser colecionada até ao esquecimento”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda ontem entrando numa propriedade minha e onde deixei vários pés de alecrim sobretudo para as abelhas poderem recolher o pólen, reparei ao ouvir o zumbido dos insectos de volta do alecrim que a quase totalidade eram zângãos e apenas uma ou duas abelhas, podem haver menos apicultores na zona mas a verdade é que também tem havido muita mortandade nas colmeias, é infelizmente mais um sinal da decadência do planeta.

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …