//

A abelha gigante de Wallace estava extinta. 38 anos depois, reapareceu

1

(dr) Clay Bolt

A abelha gigante Wallace é quatro vezes maior do que uma abelha normal. Durante 38 anos esteve desaparecida e temeu-se a sua extinção. Contudo, foi encontrado um exemplar — uma fêmea — nas ilhas Molucas, na Indonésia.

Uma equipa de biólogos norte-americanos e australianos encontrou uma única abelha gigante Wallace (Megachile pluto) dentro de um ninho de térmitas numa árvore, a mais de dois metros do solo, conta o The Guardian.

“Foi absolutamente deslumbrante ver este inseto que já não tínhamos a certeza se existia”, disse Clay Bolt, um fotógrafo especializado que obteve as primeiras imagens da espécie viva. “Ver o quão bela e grande a espécie é na realidade e ouvir o som das suas asas gigantes a bater quando passou por mim foi simplesmente incrível”.

A abelha gigante — pode medir cerca de quatro centímetros de comprimento — foi descoberta em 1858 pelo explorador britânico Alfred Russel Wallace, na ilha tropical indonésia de Bacan. A abelha fêmea foi descrita como “um inseto grande, parecido com uma vespa preta, com grandes mandíbulas como uma vaca-loura [escaravelho]”.

Megachile pluto, a abelha gigante de Wallace

A última vez que a espécie tinha sido vista por cientistas foi em 1981. Na época, Adam Messer, um entomologista norte-americano, encontrou-a em três ilhas indonésias, tendo registado o comportamento do animal: a abelha usa as mandíbulas para recolher resina e madeira para as suas colmeias à prova de térmitas.

“Espero que esta redescoberta leve a novas investigações, que nos ajudarão a entender melhor esta abelha única e a protegê-la”, disse Eli Wyman, entomologista da universidade de Princeton, EUA, e que fazia parte do grupo que voltou a encontrar a abelha.

Robin Moore, biólogo da Global Wildlife Conservation, que dirige o programa “The Search for Lost Species”, manifestou-se sobre o potencial perigo de dar a conhecer a descoberta. “Sabemos que divulgar esta redescoberta pode parecer um grande risco, dada a procura, mas a realidade é que colecionadores sem escrúpulos sabem que a abelha está por aí”.

Segundo a Red List, que apresenta as espécies em perigo de extinção ou já extintas, a abelha gigante Wallace é uma espécie “vulnerável”.

O habitat da abelha na Indonésia está ameaçado pelo desmatamento maciço para a agricultura. O seu tamanho e raridade ainda a tornam um alvo para colecionadores. Não hánenhuma proteção legal relativa ao comércio da abelha gigante de Wallace.

Moore disse que é vital que os conservacionistas consciencializem o governo indonésio sobre a abelha e tomem medidas para proteger a espécie e o seu habitat.

“Ao transformar a abelha num símbolo popular da conservação da natureza, estamos confiantes de que a espécie tem um futuro melhor do que se simplesmente a deixássemos ser colecionada até ao esquecimento”, concluiu.

ZAP //

1 Comment

  1. Ainda ontem entrando numa propriedade minha e onde deixei vários pés de alecrim sobretudo para as abelhas poderem recolher o pólen, reparei ao ouvir o zumbido dos insectos de volta do alecrim que a quase totalidade eram zângãos e apenas uma ou duas abelhas, podem haver menos apicultores na zona mas a verdade é que também tem havido muita mortandade nas colmeias, é infelizmente mais um sinal da decadência do planeta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.