A abelha gigante de Wallace estava extinta. 38 anos depois, reapareceu

(dr) Clay Bolt

A abelha gigante Wallace é quatro vezes maior do que uma abelha normal. Durante 38 anos esteve desaparecida e temeu-se a sua extinção. Contudo, foi encontrado um exemplar — uma fêmea — nas ilhas Molucas, na Indonésia.

Uma equipa de biólogos norte-americanos e australianos encontrou uma única abelha gigante Wallace (Megachile pluto) dentro de um ninho de térmitas numa árvore, a mais de dois metros do solo, conta o The Guardian.

“Foi absolutamente deslumbrante ver este inseto que já não tínhamos a certeza se existia”, disse Clay Bolt, um fotógrafo especializado que obteve as primeiras imagens da espécie viva. “Ver o quão bela e grande a espécie é na realidade e ouvir o som das suas asas gigantes a bater quando passou por mim foi simplesmente incrível”.

A abelha gigante — pode medir cerca de quatro centímetros de comprimento — foi descoberta em 1858 pelo explorador britânico Alfred Russel Wallace, na ilha tropical indonésia de Bacan. A abelha fêmea foi descrita como “um inseto grande, parecido com uma vespa preta, com grandes mandíbulas como uma vaca-loura [escaravelho]”.

Megachile pluto, a abelha gigante de Wallace

A última vez que a espécie tinha sido vista por cientistas foi em 1981. Na época, Adam Messer, um entomologista norte-americano, encontrou-a em três ilhas indonésias, tendo registado o comportamento do animal: a abelha usa as mandíbulas para recolher resina e madeira para as suas colmeias à prova de térmitas.

“Espero que esta redescoberta leve a novas investigações, que nos ajudarão a entender melhor esta abelha única e a protegê-la”, disse Eli Wyman, entomologista da universidade de Princeton, EUA, e que fazia parte do grupo que voltou a encontrar a abelha.

Robin Moore, biólogo da Global Wildlife Conservation, que dirige o programa “The Search for Lost Species”, manifestou-se sobre o potencial perigo de dar a conhecer a descoberta. “Sabemos que divulgar esta redescoberta pode parecer um grande risco, dada a procura, mas a realidade é que colecionadores sem escrúpulos sabem que a abelha está por aí”.

Segundo a Red List, que apresenta as espécies em perigo de extinção ou já extintas, a abelha gigante Wallace é uma espécie “vulnerável”.

O habitat da abelha na Indonésia está ameaçado pelo desmatamento maciço para a agricultura. O seu tamanho e raridade ainda a tornam um alvo para colecionadores. Não hánenhuma proteção legal relativa ao comércio da abelha gigante de Wallace.

Moore disse que é vital que os conservacionistas consciencializem o governo indonésio sobre a abelha e tomem medidas para proteger a espécie e o seu habitat.

“Ao transformar a abelha num símbolo popular da conservação da natureza, estamos confiantes de que a espécie tem um futuro melhor do que se simplesmente a deixássemos ser colecionada até ao esquecimento”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda ontem entrando numa propriedade minha e onde deixei vários pés de alecrim sobretudo para as abelhas poderem recolher o pólen, reparei ao ouvir o zumbido dos insectos de volta do alecrim que a quase totalidade eram zângãos e apenas uma ou duas abelhas, podem haver menos apicultores na zona mas a verdade é que também tem havido muita mortandade nas colmeias, é infelizmente mais um sinal da decadência do planeta.

RESPONDER

Há 400 processos em Tribunal contra o Banco de Portugal por causa do BES

Cerca de 400 processos correm atualmente nos tribunais a colocar em causa as decisões do Banco de Portugal no âmbito da resolução do BES, segundo fonte ligada aos processos. Os processos dizem respeito às decisões do …

Portugal é um dos 12 países que mais vão encolher nos próximos 80 anos

Há muito que nos habituámos a pensar que somos 10 milhões. Mas os nossos netos e bisnetos vão pensar em Portugal como o país dos seis milhões de habitantes. De acordo com as projeções das Nações …

Rebelião no PSD-Açores. "O partido não começa nem acaba com Rio"

Depois de João Mota Amoral figurar no oitavo lugar da lista da direção nacional do partido às europeias, o PSD-Açores confirmou que não vai fazer campanha. Além disso, Sabrina Furtado, secretária geral do PSD-Açores garante …

Vídeos da Momo causam pânico no Brasil

Pais e mães angustiados debateram intensamente, durante os últimos dias, vídeos infantis que teriam sido "invadidos" pela temida personagem Momo que, supostamente, ensinariam as crianças a usar objectos cortantes em casa para praticarem actos suicidas. Grupos …

Madeira chega a acordo com enfermeiros na recuperação do tempo de serviço

O governo regional da Madeira chegou a acordo com os enfermeiros. O pagamento da verba correspondente aos anos em que o tempo de serviço destes profissionais esteve congelado começa já em maio e prolonga-se até …

Entre a "revolução" e a "bomba eleitoral", Costa amuou

A redução no preço dos passes sociais, que está a ser apontada pelo PSD como uma "bomba eleitoral" do Governo socialista, marcou o debate quinzenal no Parlamento, com António Costa a defender-se, notando que a …

Centeno atira-se ao CDS e acusa-o de "aproveitamento político"

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus e aproveitou a oportunidade para atacar os centristas. Mário Centeno enviou uma carta ao Parlamento, nomeadamente à Secretaria …

PSD acusa Governo de baixar preços dos passes sem ter os transportes

O PSD acusou hoje o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e sem aumentar os transportes, com o primeiro-ministro a responder que os sociais-democratas são simplesmente contra …

Venezuela, promessas e (muitos) elogios: Trump e Bolsonaro foram feitos um para o outro

Não faltaram sorrisos, elogios nem promessas de cooperação. Os Presidentes das duas maiores economias da América concentraram as atenções na Venezuela. Enquanto Trump prometeu dar apoio à entrada do Brasil na OCDE e na NATO, …

Proposta do PS sobre propaganda política só tem efeitos em 2020

O PS apresentou esta terça-feira um projeto de lei no Parlamento para "clarificar" qual a propaganda política que se pode fazer no período pré-eleições. No entanto, no que toca a 2019, as novas regras - a …