A abelha gigante de Wallace estava extinta. 38 anos depois, reapareceu

(dr) Clay Bolt

A abelha gigante Wallace é quatro vezes maior do que uma abelha normal. Durante 38 anos esteve desaparecida e temeu-se a sua extinção. Contudo, foi encontrado um exemplar — uma fêmea — nas ilhas Molucas, na Indonésia.

Uma equipa de biólogos norte-americanos e australianos encontrou uma única abelha gigante Wallace (Megachile pluto) dentro de um ninho de térmitas numa árvore, a mais de dois metros do solo, conta o The Guardian.

“Foi absolutamente deslumbrante ver este inseto que já não tínhamos a certeza se existia”, disse Clay Bolt, um fotógrafo especializado que obteve as primeiras imagens da espécie viva. “Ver o quão bela e grande a espécie é na realidade e ouvir o som das suas asas gigantes a bater quando passou por mim foi simplesmente incrível”.

A abelha gigante — pode medir cerca de quatro centímetros de comprimento — foi descoberta em 1858 pelo explorador britânico Alfred Russel Wallace, na ilha tropical indonésia de Bacan. A abelha fêmea foi descrita como “um inseto grande, parecido com uma vespa preta, com grandes mandíbulas como uma vaca-loura [escaravelho]”.

Megachile pluto, a abelha gigante de Wallace

A última vez que a espécie tinha sido vista por cientistas foi em 1981. Na época, Adam Messer, um entomologista norte-americano, encontrou-a em três ilhas indonésias, tendo registado o comportamento do animal: a abelha usa as mandíbulas para recolher resina e madeira para as suas colmeias à prova de térmitas.

“Espero que esta redescoberta leve a novas investigações, que nos ajudarão a entender melhor esta abelha única e a protegê-la”, disse Eli Wyman, entomologista da universidade de Princeton, EUA, e que fazia parte do grupo que voltou a encontrar a abelha.

Robin Moore, biólogo da Global Wildlife Conservation, que dirige o programa “The Search for Lost Species”, manifestou-se sobre o potencial perigo de dar a conhecer a descoberta. “Sabemos que divulgar esta redescoberta pode parecer um grande risco, dada a procura, mas a realidade é que colecionadores sem escrúpulos sabem que a abelha está por aí”.

Segundo a Red List, que apresenta as espécies em perigo de extinção ou já extintas, a abelha gigante Wallace é uma espécie “vulnerável”.

O habitat da abelha na Indonésia está ameaçado pelo desmatamento maciço para a agricultura. O seu tamanho e raridade ainda a tornam um alvo para colecionadores. Não hánenhuma proteção legal relativa ao comércio da abelha gigante de Wallace.

Moore disse que é vital que os conservacionistas consciencializem o governo indonésio sobre a abelha e tomem medidas para proteger a espécie e o seu habitat.

“Ao transformar a abelha num símbolo popular da conservação da natureza, estamos confiantes de que a espécie tem um futuro melhor do que se simplesmente a deixássemos ser colecionada até ao esquecimento”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda ontem entrando numa propriedade minha e onde deixei vários pés de alecrim sobretudo para as abelhas poderem recolher o pólen, reparei ao ouvir o zumbido dos insectos de volta do alecrim que a quase totalidade eram zângãos e apenas uma ou duas abelhas, podem haver menos apicultores na zona mas a verdade é que também tem havido muita mortandade nas colmeias, é infelizmente mais um sinal da decadência do planeta.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …