A Vila Mais Antiga de Portugal tem o primeiro “museu” do Vinho Verde

Abriu recentemente as portas em Ponte de Lima, a mais antiga e (dizem) mais bela vila de Portugal, um novo espaço dedicado ao que é um dos mais emblemáticos produtos da região: o Vinho Verde.

Reza a história que terão sido os Vinhos Verdes os primeiros vinhos portugueses a serem exportados para os mercados europeus.

Nos agora distantes séculos XVI e XVII, os característicos vinhos produzidos nos vales dos rios Minho e Lima eram transportados para o norte da Europa – nos mesmos barcos que nos traziam de volta, dir-se-ia quase que em troca, o bacalhau do Mar do Norte.

Actualmente, a Região dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, é uma das maiores e mais antigas regiões vitivinícolas do mundo, e nela se produzem os vinhos com denominação de origem Vinho Verde – que pela sua leveza, frescura e exuberância se afirmaram e impuseram no mundo.

Com uma área de vinhas de quase 35 mil hectares, corresponde a 15% da área vitícola nacional.

A região, e o emblemático vinho que das suas terras nasce, ganharam agora um novo espaço, no coração de Ponte de Lima: o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, “destinado a promover a Rota dos Vinhos Verdes e reforçar o posicionamento do Minho como destino de referência no enoturismo” – a nível nacional e internacional.

O Centro abriu oficialmente ao público no dia de Ponte de Lima, que comemora a entrega da Carta de Foral pela Rainha D. Teresa, datada de 1125.

A Vila Mais Antiga de Portugal engalanou-se então para receber o primeiro-ministro, António Costa, e dar ao Vinho Verde um meio privilegiado de promoção e dinamização.

O projecto, que resultou de uma parceria entre a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e a autarquia de Ponte de Lima, representa um investimento de mais de 1,6 milhões de euros e irá “dignificar sobremaneira as nove sub-regiões que compõem a Região Demarcada dos Vinhos Verdes”, assegurou na ocasião o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes.

(dr) CIPVV

A Casa Torreada Barbosa Aranha, em Ponte de Lima, foi adquirida pela autarquia local e recuperada para acolher o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde

A Casa Torreada Barbosa Aranha, em Ponte de Lima, foi adquirida pela autarquia local e recuperada para acolher o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde

O Centro foi instalado em plena zona histórica da vila, na Casa Torreada Barbosa Aranha, uma típica casa-torre implantada em centro urbano, construída na primeira metade do século XVII e classificada pela Direcção-Geral do Património Cultural como Imóvel de Interesse Público em 1977.

O carismático edifício, que se encontrava degradado, foi adquirido pela autarquia local e recuperado em 2011, apresentando-se agora ao público em todo o seu esplendor – e com as valências funcionais que fazem dele um espaço de excelência para acolher o CIPVV.

O espaço organiza exposições temporárias e itinerantes, e mantém uma exposição permanente, que “nos conta uma história com as suas peças únicas e singulares na sua função”.

Está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, mas a sua influência na dinamização da vida e da cultura da região impõe-se todos os dias – e até fora de horas.

Exemplo disso é o Há… Jazz no CIPVV, que recentemente trouxe ao centro histórico da vila a música de Cole Porter, numa sublime interpretação da Escola de Jazz do Porto.

Ponte de Lima, a mais antiga e uma das mais belas vilas de Portugal, ganhou agora mais uma razão para merecer a sua visita.

AEIOU / CIPVV

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …