A Terra é que pode estar a contaminar o Universo

RED ICE / JPL-Caltech / NASA

A sonda Voyager e o seu disco dourado com informação sobre a Humanidade. Ao fundo, Carl Sagan.

A sonda Voyager e o famoso disco dourado que levou para o espaço informação sobre a Humanidade. Ao fundo, Carl Sagan.

Em décadas passadas, havia quem receasse o risco de um sonda espacial trazer para a Terra um potencial vírus mortal que devastasse a vida no nosso planeta.

Mas embora tal seja algo que mereça consideração, as preocupações actuais prendem-se mais com as contaminações no sentido inverso.

O risco de uma sonda trazer para a Terra algo potencialmente perigoso é real, mas é minimizado pelo facto de esse tipo de recolhas ser extremamente raro.

Na maior parte das missões, as sondas são enviadas com um bilhete só de “ida” e nunca regressarão – o que coloca a preocupação na questão oposta: como evitar que não sejamos nós a contaminar o alvo de interesse que se deseja estudar?

Com o nosso planeta a estar repleto de vida, tornar-se de importância crucial fazer todos os possíveis para que nenhuma sonda leve consigo passageiros microscópicos indesejados.

Mas esta preocupação não é recente.

Já desde a década de 70, em missões como a da Viking, as sondas eram esterilizadas cozendo-as a 111ºC durante 40 horas.

Numa excelente crónica em vídeo do The Verge, Loren Grush explica como a NASA tem tentado manter as suas missões limpinhas – para que um dia se possa encontrar vida extra-terrestre que o seja de facto.

Claro que os requisitos de esterilização são diferentes consoante o tipo de missão.

Uma missão a Marte ou Europa (a lua, não a nossa Europa) têm requisitos muito mais apertados que uma missão a um asteróide, por serem locais onde os cientistas pensam haver condições que permitam a existência de vida.

Como pergunta Loren Crush, estaremos sozinhos no Universo?

Talvez não.

Mas nada seria mais embaraçoso do que vir a descobrir um dia que a vida que lá fosse encontrada, fossem afinal microorganismos levados para lá pelas nossas próprias sondas.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …