A terceira nunca falha: Starship de Elon Musk mais perto do “sonho”

Adam Davis / EPA

A terceira tentativa de lançamento do foguetão Starship da SpaceX (14 de março de 2024)

Esta quinta-feira, quando passavam das 12h em Lisboa, a SpaceX, de Elon Musk, lançou pela terceira vez, a partir da Starbase da empresa aerospacial no Texas (Estados Unidos da América), o “foguetão mais poderoso de sempre”.

Diz o ditado que “à terceira é de vez” e aqui está mais uma prova: à terceira tentativa, Elon Musk conseguiu lançar (quase) com sucesso a sua Starship.

“Quase” porque o foguetão da SpaceX fracassou no regresso à Terra.

No entanto, é seguro dizer que este lançamento foi um sucesso.

A Straship viajou mais rápido e mais longe do que das tentativas anteriores, não  explodiu e conseguiu fazer os pretendidos testes de transferência de combustível – garantindo segurança e fiabilidade para futuras missões de longo alcance com humanos.

Elon Musk, CEO da SpaceX tem o sonho de levar astronautas à Lua e a Marte, através da Starship – “o foguetão mais poderoso de sempre”, como lhe chama.

Nos dois primeiro lançamentos, o foguetão explodiu poucos minutos após a descolagem.

O primeiro ensaio, em abril de 2023, demorou menos de quatro segundos. Foram detetadas 63 falhas, pela Administração Federal de Aviação norte-americana.

A segunda tentativa, em novembro, foi um pouco mais duradoura, tendo inclusivamente sido ultrapassada a linha de Kármán – que marca o início do espaço. Porém, a salvaguarda de autodestruição foi depois ativada, já que a nave parou de enviar dados.

Desta vez, só mesmo no regresso à Terra é que a nave se autodestruiu, como se pode ver na transmissão que a SpaceX preparou.

Miguel Esteves, ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.