A procrastinação pode ter solução à vista (mas para lá chegar terá que se dedicar)

McKinsey / rawpixel

Especialista reuniu conselhos resultantes de centenas de palestras e e-mails recebidos com pedidos de ajuda.

Se está a ler este artigo no trabalho ou acabou de aqui chegar através de um site de compras enquanto deveria estar a cumprir as suas funções profissionais, já deve ter tomado consciência de que está a procrastinar e esse é um problema que tem de ser resolvido – para bem da sua carreira.

Uma professora da Universidade de Durham e uma autoridade líder mundial em prol da procrastinação está a tentar ajudar. Fuschia Sirois, ao longo de duas décadas de estudo da procrastinação, ouviu tantas histórias que está agora publicou um guia de auto-ajuda baseado nesse mesmo processo de investigação, que oferece perspetivas e estratégias práticas para lidar com ela.

“Faço muitas palestras em público e recebo e-mails após as conversas, pessoas cujas vidas não são apenas prejudicadas pela procrastinação, mas também não conseguem mesmo avançar com os seus objetivos, a sua saúde está a sofrer um pesado custo e estão apenas desesperadas por qualquer tipo de conselho”.

Há muitos conselhos e opiniões sobre o assunto, o que não é útil, acrescentou a especialista. “És preguiçoso, vai fazer um curso de gestão de tempo … mostra a tua autodisciplina.” Em vez disso, é importante que os procrastinadores compreendam melhor qual é o problema, a fim de o resolver. Precisam também de deixar de se martirizar sobre a procrastinação e de ser mais gentis consigo próprios.

Sirois, um professor de psicologia em Durham, disse que a procrastinação entre os estudantes atinge níveis preocupantemente elevados. “Estima-se que entre 80 e 95% dos novos estudantes procrastinam pelo menos uma ou mais vezes, mas 50% dos estudantes procrastinam cronicamente e isso é um problema real”. Na população adulta mais vasta, estima-se que 15-25% das pessoas procrastinam frequentemente.

A procrastinação nunca foi uma coisa boa, apesar de alguns investigadores argumentarem os benefícios da “procrastinação positiva“, ressalva Sirois: “Incorporado na definição de procrastinação está o facto de se atrasar desnecessariamente e voluntariamente uma importante tarefa, apesar de se saber que as consequências são prejudiciais. Como pode isso ser positivo”?

No seu cerne está um ato irracional e emocional, explica. “A procrastinação é uma forma de regulação emocional em que os doentes evitam uma tarefa que pode desencadear emoções negativas, desligando-se dela ou adiando-a“. Sirois estende que o julgamento severo sobre estas pessoas não era a solução e os procrastinadores precisam de saber que não eram preguiçosos – e que não precisam apenas de trabalhar na sua organização ou gestão do tempo.

A procrastinação, disse, deve-se a “não sermos capazes de gerir internamente as nossas emoções”. Por isso, gerimo-las externamente. Assumimos essa tarefa que é desagradável ou aborrecida ou frustrante, pondo-a de lado, o que resulta numa sensação imediata de alívio. “Mas fizemo-lo temporariamente e fizemo-lo externamente, por isso vai voltar para nos assombrar”.

Uma das razões pelas quais Sirois pretendia escrever o livro “era ajudar as pessoas a reconhecer o que estava a conduzir à procrastinação e a encontrar formas de as ajudar a sair desse ciclo”. A procrastinação crónica pode ter um impacto na saúde, bem-estar e carreira das pessoas, resultando em stress, ansiedade e vergonha.

Constatou-se que os que sofrem têm menos segurança no emprego e uma progressão de carreira mais limitada. Pode causar insónias e dores de cabeça e provocar problemas de saúde relacionados com o coração.

“A procrastinação não é uma questão trivial“, estabelece a especialista. “Pode ter impactos negativos substanciais na vida de uma pessoa. Mas não tem de ser assim, há formas de o abordar e há esperança para aqueles que são apanhados num padrão de procrastinação crónica“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.