A Primavera chega cada vez mais cedo

1

As plantas pensam que a primavera chega mais cedo, e o motivo são os dias menos chuvosos, em consequência das alterações climáticas.

Mesmo nas regiões mais a norte do planeta, as plantas estão a florir mais cedo do que nunca nas últimas décadas, devido às alterações climáticas.

Num novo estudo, publicado na Nature Climate Change em fevereiro deste ano, os investigadores atribuem o florescimento precoce a dois fatores-chave: temperaturas mais quentes e menos dias de chuva.

“A ocorrência destes dois fatores, no início do ano, faz com que as plantas pensem que é Primavera e comecem a florir cada vez mais cedo“, diz Jian Wang, autor principal do estudo, numa nota de imprensa da Universidade Estatal de Ohio.

De acordo com com a WebMD, os cientistas já sabiam que as temperaturas mais quentes devido às alterações climáticas tinham feito com que as plantas começassem a brotar mais cedo nas últimas décadas, mas estas novas descobertas mostram que menos dias de chuva são também uma grande razão para isso acontecer.

Desheng Liu, co-autor do estudo e professor de geografia do Estado de Ohio, diz que “os cientistas analisaram principalmente a forma como a temperatura afeta a altura em que as folhas aparecem pela primeira vez, e não é a quantidade total de precipitação que mais importa — mas sim a frequência com que chove“.

Os estudos anteriores sugeriam, que até 2100, a Primavera chegaria cinco a dez dias mais cedo do que hoje, disse Liu.

Mas esta nova estimativa, que se baseia no decréscimo de chuva, sugere que a estação mais floral do ano começará mais um ou dois dias antes em cada década.

Para o estudo, os investigadores analisaram dados dos Estados Unidos, Europa e China, juntamente com imagens de satélite mostrando quando a vegetação começou a ficar verde de 1982 a 2018.

Com o declínio dos dias de chuva ao longo dos anos, a Primavera chegou mais cedo para a maioria das áreas do Hemisfério Norte. A exceção foram os prados em regiões semi-áridas, onde a estação veio ligeiramente atrasada.

“Precisamos de planear um futuro em que a Primavera chega mais cedo do que esperávamos. O nosso modelo dá-nos informações para nos prepararmos”, concluiu Liu.

Inês Costa Macedo, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.