A música é mesmo universal (e a base comum é o ser humano)

As músicas das culturas de todo o mundo exibem padrões universais, de acordo com um novo artigo científico publicado na Science.

A criação musical é uma manifestação transversal, por mais diferentes que sejam as culturas e civilizações, porque partilha de uma raiz comum, segundo um estudo divulgado na quinta-feira pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Partindo da ideia de que “a música é a linguagem universal da Humanidade”, expressa há cerca de 200 anos pelo escritor norte-americano Henry Wadsworth Longfellow, uma equipa de investigadores quis perceber se, de facto, existem pressupostos que tornam a música uma manifestação cultural transnacional. O estudo foi desenvolvido por Samuel Mehr, de Psicologia, Manvir Singh, de Biologia Humana, e Luke Glowacki, de Antropologia.

Durante cinco anos, pesquisaram centenas de gravações fonográficas, em vários suportes, em bibliotecas, arquivos, coleções públicas e privadas e reuniram 5.000 entradas de canções representativas de 60 culturas etnograficamente diferentes, abrangendo 30 regiões do planeta.

A esta base de dados pioneira, desenvolvida e sistematizada com a colaboração de músicos, linguistas, psicólogos e antropólogos, os investigadores intitularam “A História Natural da Canção”.

Analisando os dados, em diferentes pressupostos técnicos, literários, mecânicos e interpretativos, os investigadores perceberam que há uma base comum na música que é composta e escutada, independentemente do ponto geográfico.

“A música está associada a comportamentos como cuidar, curar, dançar, amar (e outros como fazer o luto, lutar) e esses comportamentos não são assim tão diferentes de sociedade para sociedade. Analisando canções de embalar, para dançar, canções de amor, em particular, percebemos que partilham de especificidades”, lê-se no estudo.

O investigador Manvir Singh considera que os padrões identificados na análise demonstraram que qualquer cultura humana é construída a partir de uma base psicológica comum e isso influencia a música que é criada.

Para Samuel Mehr, a investigação agora revelada poderá sustentar uma “gramática da música”, uma ideia “que tem circulado há décadas entre teóricos, linguistas e psicólogos, mas que nunca tinha sido demonstrada”.

O investigador sublinhou ainda, citado pela Universidade de Harvard, que esta investigação levanta uma “possibilidade controversa” de que a tonalidade musical (referência de escalas de sons), “assumida como uma invenção da música ocidental”, pode ser, afinal, global.

“Isso levanta questões sobre a estrutura que está subjacente à música, em qualquer lugar, e como é que as nossas mentes estão desenhadas para criar música”, rematou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …