A maior rival da Tesla é uma fabricante de que nunca ouviu falar

BYD

BYD

A maior rival da Tesla é uma fabricante de que nunca ouviu falar: a BYD. Líder do mercado de automóveis elétricos da China, começa agora a dar os primeiros passos na Europa.

Há sensivelmente um mês, o ZAP escreveu que a Tesla estava a criar uma galinha de ovos de ouro para dominar o mercado. Em causa está um novo automóvel, ainda mais acessível, que deverá custar um pouco menos de 24 mil euros. Com chegada prevista em 2025, o novo Model 2 poderá atrair toda uma nova falange de clientes que não tinha possibilidades de comprar um veículo da Tesla.

No entanto, o caminho para atingir este domínio do mercado poderá não ser tão fácil quanto Elon Musk esperava. Talvez o maior rival da Tesla seja uma fabricante da qual você nunca ouviu falar. A BYD é líder do mercado chinês, mas é virtualmente desconhecida no Ocidente.

A empresa está a sair agora da sua zona de conforto e acredita que os clientes da Europa, Américas e Ásia estão disposto a tentar algo novo — desde que o preço seja o correto.

A BYD não é um jogador novo no mercado. A fabricante chinesa abriu a sua primeira fábrica há mais de 20 anos. No ano passado, investiu bastante na abertura de showrooms nas principais cidades do mundo, estabeleceu escritórios em países-chave e criou um sistema complexo para enviar os seus carros elétricos para o estrangeiro.

Se for bem-sucedida, a BYD pode tornar-se a primeira gigante global chinesa da indústria automóvel, escreve a revista Fortune.

No outono passado, a BYD começou a caminhar nesse sentido, entrando de pezinhos de lã em seis países europeus. A Tesla não é o único adversário — a Volkswagen é, por exemplo, outro peso-pesado do mercado.

A BYD tem aumentado significativamente as suas vendas, não só na China mas também no estrangeiro. No espaço de um ano, a BYD foi a fabricante que mais impulsionou a venda de automóveis elétricos e híbridos fora da China, com um aumento de 211%. Na categoria de apenas elétricos, a Tesla ainda está à frente.

“Eles trabalham mais duro e são mais inteligentes”, disse Elon Musk aos investidores, em janeiro, referindo-se aos seus rivais do mercado chinês.

O ano de 2023 marcou o início de uma guerra de preços de Elon Musk contra as fabricantes automóveis. O Model 3, que custava praticamente 55 mil euros, desceu para 45 mil euros. O preço do Model Y também baixou, de 50 mil para 47 mil euros. Os preços dos Model S e Model X também baixaram.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.