/

Força Espacial dos EUA quer começar a patrulhar a área à volta da Lua

1

James Richardson Jr / US Space Force

A Força Espacial dos Estados Unidos anunciou esta semana que planeia começar a fazer rondas de patrulha na área à volta da Lua.

Esta semana, o Laboratório de Investigação da Força Aérea dos EUA divulgou um vídeo no YouTube que não mereceu muita atenção, segundo a Ars Technica.

Mas fez um anúncio que é bastante significativo — os planos militares dos EUA de alargar as suas capacidades espaciais para além da órbita geoestacionária, até à Lua.

“Até agora, a missão espacial dos Estados Unidos estendeu-se a 22.000 milhas acima da Terra”, diz o narrador do vídeo.

“Isso foi nessa altura, isto é agora”. O Laboratório de Investigação da Força Aérea está a aumentar esse alcance em 10 vezes e a área de operações dos Estados Unidos em 1.000 vezes, alcançando até o lado mais distante da Lua.

Os militares norte-americanos já tinham falado em alargar o seu domínio operacional, mas agora estão a tomar medidas.

Planeiam lançar um satélite, provavelmente equipado com um poderoso telescópio, para o espaço cislunar. De acordo com o vídeo, o satélite será chamado Sistema de Patrulha Rodoviário Cislunar (CHPS).

O laboratório de investigação planeia emitir um “pedido de propostas de protótipos” para o satélite CHPS a 21 de março e anunciar a adjudicação do contrato em julho. O programa CHPS será gerido por Michael Lopez, da Direção de Veículos Espaciais do laboratório.

Este esforço incluirá a participação de várias organizações militares, mas o laboratório da Força Aérea irá supervisionar o desenvolvimento do satélite.

A Força Espacial dos EUA irá então adquirir esta capacidade de utilização pelo Comando Espacial dos EUA, que é responsável pelas operações militares no espaço.

Efetivamente, este satélite é o início de uma extensão das operações do Comando Espacial dos EUA, do espaço geoestacionário para além da Lua.

“É o primeiro passo para eles poderem saber o que se passa no espaço cislunar e depois identificar quaisquer potenciais ameaças às atividades dos EUA“, disse Brian Weeden, diretor de planeamento de programas da Secure World Foundation.

Weeden afirmou que não pensa que o satélite CHPS incluirá capacidades para responder a quaisquer ameaças, mas servirá principalmente para fornecer uma consciência situacional.

Então, porque está o Comando Espacial dos EUA interessado em expandir o seu teatro de operações para incluir a Lua?

A principal razão citada no vídeo é a gestão do crescente tráfego espacial no ambiente lunar, incluindo várias missões comerciais patrocinadas pela NASA, o programa Artemis da agência espacial, e de outras nações.

Um relatório recente do Center for Strategic & International Studies, Fly Me to the Moon, examina as dezenas de missões planeadas para a Lua durante a próxima década.

Com o satélite CHPS, e possíveis missões de seguimento, os militares americanos procuram assegurar o “desenvolvimento pacífico” do espaço cislunar e proporcionar um ambiente “seguro e protegido” para a exploração e desenvolvimento comercial.

 

 

Weeden acredita que há também outro elemento estratégico para este novo programa. Os líderes militares, segundo o dirigente, estão preocupados com objetos espaciais que são colocados no espaço cislunar por outros governos e são depois perdidos pelas redes espaciais existentes de consciência situacional, centradas na baixa órbita terrestre e na órbita geoestacionária.

Tais objetos, segundo Weeden, podem oscilar à volta da Lua e potencialmente voltar para atacar um satélite militar dos EUA no espaço geoestacionário.

“Penso que isso é rebuscado, mas é viável de uma perspetiva física e exploraria definitivamente uma lacuna na sua atual consciência do domínio espacial”, explicou. ”

Penso que estão muito mais preocupados com isso do que quaisquer ameaças reais no espaço cislunar, porque os EUA não têm neste momento qualquer recurso militar no espaço cislunar”.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.