A fascinante lenda do Warrimoo, o navio que esteve no passado e no futuro ao mesmo tempo

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Allan C. Green / Wikipedia

O SS Warrimoo terá estado em dois dias, meses, anos e séculos diferentes?

O SS Warrimoo, um navio de passageiros e cargueiro a vapor, tornou-se objeto de uma lenda marítima em 1899, por ter estado simultaneamente em dois dias, meses, anos, estações do ano e hemisférios diferentes.

O escritor norte americano Mark Twain foi provavelmente o mais famoso passageiro do SS Warrimoo, mas o navio reclamou ele próprio o seu direito à fama com uma lenda — segundo a qual esteve por um instante no passado e no futuro ao mesmo tempo.

Construído em 1892 em Inglaterra para proprietários australianos e posteriormente vendido a uma empresa neozelandesa, o navio estava a caminho de Vancouver quando se aproximou da interseção da Linha Internacional de Data com a linha do Equador.

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária nos extremos leste e oeste do planeta, que marca a mudança da data. Está localizada no chamado anti-meridiano de Greenwich, ou seja, no ponto 180° de longitude terrestre.

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Intersecção da Linha Internacional de Data com a Linha do Equador

Segundo reza a lenda, o capitão da embarcação, John D. S. Phillips, decidiu então realizar uma experiência única: posicionar o navio precisamente nesta interseção, à meia-noite de 31 de dezembro de 1899.

De acordo com a lenda, a proa do navio encontrava-se então, nesse preciso instante, no hemisfério sul e a oeste da linha, enquanto a popa estaria no hemisfério norte e a leste. O Warrimoo teria assim estado, ao mesmo tempo, em dois dias, meses, anos, séculos e estações do ano diferentes.

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No entanto, conta o Big Think, após uma análise mais cuidada aos contornos da lenda, torna-se evidente que a história pode não passar de mais um mito marítimo.

Antes de mais, não há registos oficiais deste evento, e muitos especialistas consideram que teria sido quase impossível ao capitão conseguir posicionar o navio com exatidão na interseção entre a Linha Internacional de Data e o Equador sem a ajuda de tecnologia moderna.

Além disso, a localização da Linha Internacional do Equador só foi determinada em 1884, o que significa que a história pode ter sido baseada num evento anterior, que não terá sido documentado.

Anos após o lendário evento, o Warrimoo foi comissionado como navio de transporte de tropas durante a I Guerra Mundial. Em 1918, numa das suas missões, colidiu no mar com o contratorpedeiro francês Catapulte.

As duas embarcações sobreviveram à colisão, mas as cargas de profundidade do Catapulte soltaram-se, caíram ao mar e explodiram — provocando o afundamento de ambos os navios.

Foi o fim do SS Warrimoo, mas não da sua lenda — que, apesar da falta de evidências que a comprovem, perdurou durante mais de um século.

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4 Comments

  1. Há pelo menos 2 erros no texto deste artigo. Primeiro, 1899 e 1900 pertencem ao mesmo século (XIX), portanto o navio não podia estar em 2 séculos diferentes. Segundo, se o navio foi ao fundo em 1918, não pode ter participado na II G. M., que só começou em 1939.

      • No texto continua a dizer que o navio esteve em dois séculos diferentes. Erro!

        “O Warrimoo teria assim estado, ao mesmo tempo, em dois dias, meses, anos, séculos e estações do ano diferentes.”

  2. A questão do século pode entendida. Talvez não fosse pela “precisão” XVIII para XIX, mas dos anos 1800 para 1900. Porém, tem a questão do dia 31. Se é meia-noite de 31, é lógico que o momento seguinte é dia 1º. Mas, a frente do navio estava na meia-noite do dia 1º, indo para o dia 2. Portanto, esses tripulantes não experimentaram o primeiro dia do ano de 1900.
    É uma história fascinante, que pode ser aplicada no ensino de geografia e astronomia.
    Parabéns!

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