A origem da curiosa mudança de cor dos gatos siameses

Conhecidos pelas suas características únicas, desde a sua máscara facial aos olhos azuis intensos, os gatos siameses sofrem de uma mutação genética fascinante conhecida como o gene do Himalaia.

Transmitida por ambos os progenitores, a mutação do Himalaia torna a pelagem dos gatos siameses sensível à temperatura, uma sensibilidade notável logo após o nascimento, quando os gatinhos são praticamente brancos.

À medida que arrefecem nas extremidades, como a cauda, as patas, as orelhas e o focinho, o gene do Himalaia é ativado, estimulando a produção de melanina. Assim, as partes mais quentes do corpo permanecem claras, enquanto as partes mais frias se tornam mais escuras à medida que os gatos crescem.

Este processo de mudança de cor começa por volta das duas semanas de idade, quando começam a aparecer os tons escuros nas extremidades dos gatinhos.

A mudança completa de cor ocorre por volta de um mês de idade e é um grande ponto de interrogação: pode chegar em várias variedades, com tons azulados, lilás ou chocolate, todas caracterizadas por uma pelagem bege clara e tons castanhos-escuros nas áreas específicas.

A mutação do Himalaia é natural em gatos domésticos do sul da Ásia, mas ao longo do tempo, foi transmitida a outras raças, como o siamês, o sagrado da Birmânia, o Ragdoll e o birmanês, segundo o National Geographic. Mesmo gatos de raça mista podem possuir esta mutação genética, que também influencia o pigmento ocular, resultando em impressionantes olhos azuis característicos dos gatos siameses.

No entanto, a mutação não está isenta de preocupações com a saúde.

As consequências para a saúde

Gatos siameses frequentemente apresentam problemas oculares, como estrabismo, comprometendo a visão e a perceção de profundidade. Além disso, alguns podem sofrer de nistagmo, uma condição que causa movimentos repetitivos e descontrolados dos olhos e que afeta a visão e o equilíbrio.

É importante adquirir gatos siameses de criadores respeitáveis ou adotá-los em abrigos, garantindo cuidados adequados para os felinos mascarados. Independentemente de suas peculiaridades genéticas, os siameses conquistam o coração de muitos com sua beleza única e personalidade cativante.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.