A crosta terrestre está a descolar-se na Califórnia

Dietmar Rabich / Wikimedia

Yosemite National Park, Sierra Nevada, California, (EUA)

Uma secção do manto superior e da crosta sob as montanhas sob o Parque Nacional de Yosemite, na Sierra Nevada, na Califórnia (EUA), está a descolar-se, num processo que pode ser idêntico à forma como os continentes se formaram.

Um estudo publicado em dezembro no Geophysical Research Letters revelou que a crosta terrestre se está a deslocar, por baixo das montanhas da Serra Nevada, na Califórnia.

Este processo, designado por fundição litosférica, não é, contudo, motivo de preocupação. Aliás, os investigadores teorizam que pode ter sido assim que os continentes se formaram.

Como escreve a Live Science, a fundição pode ser a forma como os materiais mais leves da crosta se separam dos materiais mais pesados, criando os continentes dos quais depende toda a vida terrestre.

Segundo o novo estudo, a litosfera – a parte superior do manto terrestre e parte da crosta – já se descolou e afundou no manto mais profundo. A litosfera sob a Serra central está atualmente a descascar-se, enquanto o processo ainda não chegou ao extremo norte da cordilheira.

As autora do estudo, Vera Schulte-Pelkum, geocientista da Universidade do Colorado em Boulder e Deborah Kilb, sismóloga da Universidade da Califórnia em San Diego, analisaram os registos de terramotos na região de 1985 a 2023.

Foi encontrada uma camada entre os 40 e 70 km de profundidade, onde as rochas estão a separar-se da crosta acima. Na Serra meridional, perto do Parque Nacional da Sequoia, esta camada desapareceu e na Serra setentrional, em redor do Lago Tahoe, não foi cortada. Mas na Serra central, sob o Parque Nacional de Yosemite, a camada está a cair ativamente no manto.

Não há, no entanto, sinais à superfície de que este descolamento esteja a ocorrer.

Schulte-Pelkum disse à Live Science que a investigação anterior já tinha dado a entender que esta descamação poderia ter ocorrido abaixo da Serra do Sul há 3 ou 4 milhões de anos. No entanto, “agora, dizemos: ‘Acho que ainda está a acontecer‘. Por isso estamos a apanhá-lo em flagrante”.

A mesma cientista sugere que o mesmo processo de formação de crostas continentais pode estar a acontecer noutras partes do mundo, nomeadamente na Nova Zelândia, no planalto da Anatólia, na Turquia, e nos Cárpatos, na Europa de Leste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.