E se pudéssemos ver todas as partes do nosso corpo, até aos genes e às células minúsculas que constituem os nossos órgãos? Já é possível, e vai ajudar-nos a diagnosticar doenças.
A Science Focus compara o Atlas das Células Humanas a um GPS. Quando for construído, vai ser possível descobrir como é que as células evoluem ao longo do tempo, e conhecer microscopicamente o corpo humano.
Mas esta utopia está cada vez mais próxima de se tornar real — esse Atlas está mesmo a ser criado, com recurso a microscópios cada vez mais potentes. Uma nova e gigante investigação, publicada em 40 estudos diferentes, pode responder a grandes mistérios científicos, tais como a formação dos ossos e o desenvolvimento da artrite e da doença de Crohn.
O novo Atlas em construção conta já 100 milhões de células de mais de 10 mil pessoas, mas os cientistas esperam que o atlas final inclua milhares de milhões de células.
“Este novo nível de conhecimento dos genes específicos, dos mecanismos e dos tipos de células dos tecidos está a lançar as bases para diagnósticos mais precisos, para a descoberta de medicamentos inovadores e para abordagens avançadas de medicina regenerativa”, disse a professora Sarah Teichmann, co-presidente fundadora do Atlas das Células Humanas.
Outra descoberta do projeto diz respeito ao sistema digestivo. Combinando dados de 1,6 milhões de células, os investigadores criaram um mapa intrincado das células presentes no intestino, incluindo o seu tipo, localização e modo como interagem com o corpo. É o mapa mais completo deste género alguma vez construído.
De acordo com a Science Focus, os investigadores isolaram células individuais e utilizaram uma combinação de análise informática e IA para as identificar.
Os cientistas querem usar o que já utilizamos no quotidiano: o sistema de “pesquisa inversa de imagens” — ou seja, carregar uma imagem num motor de busca em vez de palavras para procurar informações sobre ela (uma espécie de Google Lens).
Os investigadores pode, agora, utilizar um processo semelhante para ajudar os especialistas a diagnosticar doenças.