Parece uma questão estranha, mas a verdade é que a ciência não tem resposta. A água pode molhar outros objetos. Mas será, ela própria, molhada?
A maioria dos cientistas define a humidade como a capacidade de um líquido manter contacto com uma superfície sólida.
Tendo em conta essa afirmação, percebemos que a água em si não é húmida, mas pode provocar outras sensações, explicou a cientista Emma Davies na Science Focus. Mas será mesmo assim?
A cientista ressalvou, apesar da definição dada acima, que há quem defina algo molhado como “feito de líquido ou humidade”. Nesse caso, a água e os outros líquidos são, sim, molhados.
O grau de humidade é definido pelo equilíbrio entre as forças de adesão e coesão. As primeiras atraem a água para a superfície de outro material e encorajam-na a espalhar-se, explica a Science Focus, enquanto as segundas prendem as moléculas de água umas às outras e criam uma tensão superficial.
Portanto, quanto mais fortes forem as forças de coesão, mais a água tende a manter-se sob a forma de gotículas esféricas para minimizar o contacto com uma superfície.
Quando as forças de adesão são mais fortes que as forças de coesão, a superfície fica molhada. É por isso que, muitas vezes, se utilizam detergentes que, para além de ajudarem em lavagens, diminuem as forças de coesão, melhorando a capacidade de humedecimento de um objeto, elucidou a cientista.
Existem também, por assim dizer, líquidos mais molhados do que a água, como é o caso do álcool. Isto porque, no caso do álcool, há uma maior disparidade entre estas duas forças, pelo que este “molha melhor” as superfícies.
Tudo depende também, claro está, da superfície onde se dispõe a água: há algumas mais hidrofóbicas do que outras, ou seja, onde o líquido não penetra com tanta facilidade.
Esta hidrofobicidade define-se através de ângulos: uma superfície perfeitamente hidrofóbica é totalmente repelente à água, com um ângulo de contacto de 180°, enquanto uma superfície totalmente “molhável” tem um ângulo de contacto de zero.
Em resposta a se a água é molhada: depende de a quem fizer a pergunta, e da superfície que a água molha — essa sim, é molhada, a menos que seja hidrofóbica.
Se continua a não estar convencido, não se preocupe — os cientistas também não estão.