Um grupo de cientistas australianos descobriu o maior sistema solar conhecido do universo, formado apenas por um planeta e por uma estrela.
Este é o maior sistema solar conhecido do universo e é formado apenas por um planeta e por uma estrela, separados por um bilião de quilómetros de distância.
A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da Universidade Nacional Australiana.
“Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe”, explicou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da universidade australiana.
A faculdade em questão conta com uma equipa internacional de investigadores que estudam este planeta conhecido como 2MASS J2126-8140.
Ao longo das investigações, a equipa descobriu que o planeta, que tem uma massa 12 vezes superior à de Júpiter, orbita em redor de uma estrela anã designada TYC 9486-927-1.
Segundo um comunicado da universidade, os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6900 Unidades Astronómicas, ou seja, 0.1 anos-luz, ou um bilião de quilómetros.
Sendo uma U.A. precisamente a distância da Terra ao Sol, estes 1.000.000.000.000 km significam que o planeta agora descoberto está a uma distância da sua estrela 6900 vezes maior que a que nos separa do Sol.
Esta distância é “cerca de três vezes superior” à observada no que era considerado, até agora, o maior sistema solar conhecido.
ZAP / ABr
“Este é o maior sistema solar conhecido do universo e é formado apenas por um planeta e por uma estrela, separados por mil milhões de quilómetros de distância.”
“Os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6,9 mil unidades astronómicas, ou seja, 0,1 anos luz ou um trilião de quilómetros”
Mil milhões ou um trilião, em que é que ficamos? Nenhum está certo, 0,1 anos-luz ou 6.9 mil unidades astronómicas correspondem a 1 bilião (10^12) km…
Caro CNM,
Tem razão, a distância correcta é mesmo 1 bilião de quilómetros.
Obrigado pelo seu reparo, está corrigido.
Continua errado. No corpo da notícia está “mil milhões” de quilómetros mas devia estar escrito “um bilião” de quilómetros. Corrijam por favor.
Caro Leitor Anónimo, tem razão, a primeira referência tinha ficado por corrigir.
Obrigado pelo reparo.
Entre a Terra e plutão a distância é de 4,,93 bilhões de km ou 33 UA. Então o equivalente de 6900 UA é 1 trilhão de km.