É um aumento recorde no país que tem a gasolina mais barata de todo o mundo. Este combustível passa a custar na Arábia Saudita quase mais 50%, aumentando de 14 cêntimos por litro para 22 cêntimos.
A medida, anunciada pela monarquia saudita, enquadra-se no orçamento de austeridade que foi traçado para 2016.
O país vê-se obrigado a resolver o elevado défice verificado em 2015, promovido pelas quedas de mais de 60% no preço do petróleo nos mercados internacionais e pela guerra que a Arábia Saudita trava no Iémen.
Assim, o maior produtor de petróleo do mundo vê-se forçado a um aumento recorde no preço da gasolina que passa dos 14 cêntimos de euro por litro para os 22 cêntimos.
Previstos estão ainda cortes na Administração Pública a rondar os 110 mil milhões de euros e fala-se na possibilidade de introdução do IVA.
Medidas que poderão suscitar revolta numa população habituada a serviços públicos gratuitos ou a preços muito baixos.
O objectivo da monarquia saudita é baixar o défice dos 89.200 milhões de euros, verificado em 2015, para 79.300 milhões de euros.
ZAP
por cá infelizmente continua cara.. e só vejo os preços a aumentarem! partilho este artigo http://www.comparaja.pt/blog/como-poupar-no-combustivel para quem quer poupar na gasolina!