O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou esta quinta-feira que vai ser permitido às militares norte-americanas actuar na frente de combate.
A notícia foi avançada pelo New York Times, que cita o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter.
A proposta, que tinha sido apresentada em janeiro de 2013, foi agora aprovada e vai entrar em vigor já partir do próximo ano.
“Não haverá excepções”, assegurou o secretário da Defesa,”todas as funções de combate passam a estar abertas às mulheres”.
“Desde conduzir um tanque blindado, até serem largadas de para-quedas por trás das linhas do inimigo, nenhuma função de combate é vedada às mulheres”, afirmou Carter.
A histórica medida reverte uma decisão de 1994 do Pentágono, que impedia as mulheres de combater em unidades de artilharia, cavalaria e infantaria.
Apesar desta norma, na realidade as mulheres militares norte-americanas viram-se na prática envolvidas nos últimos 14 anos em situações de combate no Iraque e no Afeganistão.
Segundo Ashton Carter, os 3 ramos da Forças Armadas norte-americanas – Exército, Marinha e Força Aérea – concordaram com a decisão agora tomada.
No entanto, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos levantaram algumas objecções e pretendem manter alguns limites à participação de mulheres no campo de batalha.
Os Marines baseiam a sua posição em estudos que indicam que as equipas mistas têm piores resultados que as masculinas.
A decisão foi saudada por um grande número de personalidades e organizações de defesa dos direitos da mulher nos Estados Unidos.
“É um dia emocionante para todas as mulheres que neste momento servem o seu país nas Forças Armadas norte-americanas”, disse Nancy Duff Campbell, presidente da National Women’s Law Center.
ZAP
Sim, é isso mesmo! Matem-se todos pelo orgulho da igualdade! Viva a burrice generalizada!
Vá lá… os EUA andam sempre atrasados, mas mais vale tarde do que nunca!…
Que bom agora já podem incluir nos Mercenários americanos, mulheres mas que bom isto vai lhes fazer ganhar os contratos sobre os oleodutos que passam na siria para a europa 😀
homens já nem digo nada do facto de serem burros o suficiente em se juntar a estas ordens protetoras da elite pois é um facto são burros e nada mais se pode dizer desta casta de homens.. mas mulher essa então não tem desculpa alguma..
mas admito que hoje é comum a mulher atingir os níveis de burrice iguais aos homens que referi em cima portanto já nada me espanta.. viva el mundo del seculo 21.. One “Social-List” World Order..