O xadrezista Timur Garayev, vencedor da edição deste ano do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, foi esta noite espancado numa rua da cidade,
Na sequência dos ferimentos sofridos, em circunstâncias que estão por apurar, o Grande Mestre de xadrez norte americano foi transportado para o hospital da Figueira da Foz cerca das 4 horas da manhã, disse à agência Lusa o organizador da prova, Miguel Babo.
Embora tenha ficado com “a cara muito maltratada”, o xadrezista, que representou os EUA no torneio, deverá ter alta médica durante o dia de hoje, adiantou a mesma fonte.
Depois da cerimónia de encerramento e entrega de prémios do IX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, ao início da noite de sábado, Timur Garayev saiu do hotel onde estava alojado, para passear sozinho pela cidade.
O xadrexista foi então agredido por desconhecidos, numa rua do Bairro Novo, zona de vida noturna, no centro da cidade, acrescentou Miguel Babo.
Norte-americano de origem tártara, Timur Gareyev nasceu no Uzbequistão, tem 27 anos e vive em Los Angeles, nos EU. É licenciado em Markting pela Universidade do Texas.
O xadrezista deverá viajar hoje para Lisboa para regressar, de avião, na manhã de segunda-feira, aos EUA, conforme estava previsto, admitiu o organizador do torneio.
Promovido pela Assembleia Figueirense, o IX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, que decorreu entre 21 e 28 de novembro, contou com a participação de jogadores de 14 países (EUA, Polónia, Canadá, Bulgária, Ucrânia, Sérvia, Espanha, Argentina, Bangladesh, Angola, Portugal, Roménia, Inglaterra e Cabo Verde).
Cerca de de metade dos participantes são profissionais da modalidade.
Sete dos participantes no festival são Grandes Mestres, “o título maior de um jogador de xadrez”, oito são Mestres Internacionais, e três são Mestres Fides.
/Lusa
Ainda dizem que Portugal é seguro? Então não se nota!
Sim, é seguro – precisamente por isso é que isto é noticia!