Os céus da Cidade do Cabo, na África do Sul, foram invadidos por aquilo que parecia uma horda de ovnis invasores. Mas eram, afinal, apenas nuvens.
Durante o passado fim-de-semana a cidade sul-africana acordou com o céu repleto do que parecia ser uma espécie de nuvens – ou então algum tipo de naves de extraterrestres.
Muitas fotografias foram tiradas e partilhadas nas redes sociais, mas a explicação científica para o evento não tem nada de extraordinário, nem de alienígena.
Estas formações são nuvens lenticulares e constituem um fenómeno meteorológico, que nem é considerado nada invulgar pelos cientistas na matéria.
“São nuvens bastante comuns conhecidas como estrato-cúmulos lenticulares estacionários”, explica à CNN o meteorologista Derek van Dam.
“Formam-se em determinadas condições específicas, que se conjugam num certo ponto, quando o ar flui ao longo da superfície da terra e alcança algum tipo de obstrução, como uma montanha ou um vale”, explica o especialista.
Ora, depois da explicação científica e do alívio por não estarmos perante uma invasão extraterrestre, restam as imagens espantosas do acontecimento, captadas por várias pessoas.
ZAP
geoingenharia