O Monte Etna, na Sicília, entrou esta noite de novo em erupção. Imagens espetaculares mostram o estratovulcão, o maior da Europa, a entrar em erupção, iluminando o céu de uma noite de lua cheia.
A coluna de cinzas resultante da expulsão das lavas acabou por provocar o encerramento dos aeroportos de Catânia e Comiso, no leste da ilha italiana. Até agora não foi dada ordem de evacuação dos habitantes das localidades próximas do vulcão.
O Etna é o maior vulcão ativo da Europa e é um dos vulcões mais ativos do mundo, tendo estado particularmente activo nas últimas semanas.
Situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia, o Etna é o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, tendo cerca de 3340 m de altitude, que varia devido às frequentes erupções.
O Etna é também a mais alta montanha de Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna o maior vulcão de Itália e da Europa, sendo 2,5 vezes maior que o Vesúvio, a 2º maior vulcão do velho continente.