A agência espacial norte-americana revelou esta segunda-feira dados que permitem comprovar a existência de água em Marte.
Os cientistas da NASA anunciaram que o planeta vermelho não tem apenas gelo, mas também ribeiros de água salgada – pelo menos no período de verão, quando a água corre ao longo de canhões e das encostas das crateras marcianas.
Os cientistas afirmam ter detetado sais que só se formam na presença de água nos pequenos canais ao longo das encostas de montes e crateras na região equatorial do planeta, e consideram-nos sinais evidentes da presença de água corrente.
.@NASA‘s Mars Reconnaissance Orbiter found best evidence yet of liquid water on present Mars http://t.co/Rk7ekUw931 pic.twitter.com/kmULXaCHuM
— NASA JPL (@NASAJPL) 28 setembro 2015
As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100m de comprimento por 5m largura, foram registadas pela sonda MRO, da missão Curiosity em Marte. As encostas onde foram detetados os vestígios foram primeiro referidas em 2011 e aparecem durante os meses de verão, desaparecendo quando as temperaturas descem.
Apesar das fontes e das características químicas desta água não serem ainda conhecidas, a descoberta pode mudar a nossa forma de pensar sobre o planeta vermelho.
A possibilidade de existir vida em Marte, o planeta mais parecido com a Terra em todo o Sistema Solar, é agora mais elevada, acrescentam, e seria provavelmente microbiana.
As conclusões foram publicadas no Nature Geoscience.
ZAP