A Polícia Judiciária deteve, esta segunda feira, um homem de 48 anos apanhado por populares a atear dois fogos na zona de Penacova.
Em comunicado, a PJ explicou que o suspeito “usando chama direta, iniciou dois focos de incêndio (…) num extenso coberto florestal” e que foi apanhado por populares, “tendo os mesmos sido de imediato apagados pelos mesmos cidadãos que procederam à detenção”.
O mesmo homem é ainda suspeito de ser o autor de “um grande incêndio que ontem deflagrou na localidade do Lavradio, pouco depois das 18h00”, acrescenta o comunicado.
O detido de 48 anos, madeireiro de profissão, vai ser presente a tribunal para um primeiro interrogatório e para aplicação das respetivas medidas de coação.
Este é um dos três casos que a entidade publicou hoje no seu site oficial. Os outros referem dois homens suspeitos de terem ateado vários fogos noutras zonas do país: na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, e em Chaves, Vila Real.
FM, ZAP
Entregar às autoridades é criminoso. Entrega-se a um local fechado, distante da passagem de pessoas, sem acessório algum disponível, com mordaça, ata-se muito bem a uma cadeira bem fixa ou mesmo no chão. Fecha-se à chave. Volta-se dali a 1 semana. Se ainda respirar, volta-se dali a 3 dias. Repetir em caso de necessidade.