A NASA lançou recentemente duas aplicações que permitem visitar Marte a partir da Internet.
Para celebrar o terceiro aniversário da chegada do veículo Curiosity a Marte, a NASA quer convidar o público a explorar o misterioso planeta vermelho. Para isso, lançou duas aplicações via web.
A primeira chama-se Mars Trek, compila 5o anos de imagens para criar uma imagem 3D do planeta e pode ser explorada diretamente a partir de uma página de Internet.
“Esta ferramenta abriu-me os olhos a respeito de como devemos abordar a aproximação a outro mundo, e agora o público pode juntar-se à diversão”, diz Jim Green, diretor da NASA Planetary Science Division, em Washington.
“Juntos, os seres humanos e os robôs serão pioneiros em Marte e no sistema solar”, acrescenta.
De acordo com o comunicado, a NASA poderá mesmo estar a usar esta aplicação para planear futuras missões, nomeadamente, os possíveis sítios onde poderá aterrar em 2020 e ainda para auxiliar na seleção dos candidatos da missão em 2030.
A segunda aplicação, Explore Curiosity, coloca os utilizadores a conduzir o próprio veículo. Através do simulador, podem explorar a superfície do planeta, usando os comandos manuais e a partir de vários ângulos.
“Qualquer pessoa com acesso à Internet pode agora viajar até Marte”, acrescenta o responsável pelo grupo de Aplicações e Desenvolvimento da NASA Jet Propulsion Laboratory, Kevin Hussey.
Desde sempre que agosto se revelou um mês positivo para a NASA relativamente a Marte. Por exemplo, o Viking 2 entrou em orbita trinta e nove anos atrás, a 7 de agosto de 1976, o MRO em 12 de agosto de 2005, continuando ainda em órbita.
E esta terça feira, dia 4, ficou marcada pelo oitavo aniversário do lançamento da sonda espacial Phoenix à região do pólo norte deste planeta.
Agora já sabe, puxe a veia de astronauta que há em si e explore os segredos do planeta vermelho. Não há razão para ter medo…
FM, ZAP