O britânico Tom Wagg, de apenas 15 anos, está a ser notícia em todo o mundo por ter descoberto um novo planeta durante um estágio.
Ao terceiro dia de estágio no Observatório da Universidade Keeke, em Newcastle-under-Lyme, Inglaterra, o adolescente descobriu um corpo celeste que agora, volvidos dois anos, se confirma ser um novo planeta.
O novo planeta, que se encontra a mil anos-luz da Terra, vai agora ser baptizado num concurso que será realizado para o efeito.
O jovem fez a extraordinária descoberta enquanto observava imagens de pontos na luz que são gerados com a passagem de planetas diante de estrelas.
No entanto, só depois de observações posteriores, feitas por supertelescópios no Chile e depois de um estudo de astrónomos da Universidade de Genebra e da de Liede, foi possível confirmar que o tamanho e a massa do corpo celeste realmente correspondiam aos de um planeta.
O novo planeta – que é relativamente grande, do tamanho de Júpiter – está a ser provisoriamente designado pela sigla WASP-142b, já que é o 142º planeta a ser descoberto pelo grupo de observatórios que leva essa sigla e do qual a Universidade de Keele faz parte.
O nome oficial do novo planeta vai ser escolhido em concurso, a lançar brevemente.
ZAP / BBC
Planet twagg