Luís Filipe Menezes está de volta a Vila Nova de Gaia

1

PSD / Flickr

O antigo presidente do PSD e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes

Doze anos depois do fim do último dos quatro mandatos que conquistou, sempre com maiorias absolutas, o antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é de novo candidato à liderança da terceira maior autarquia do país.

A concelhia do PSD de Vila Nova de Gaia aprovou hoje por unanimidade o nome do ex-presidente do município Luís Filipe Menezes para cabeça de lista às autárquicas de outubro, anunciou o partido em comunicado enviado à Lusa.

“Em reunião realizada esta sexta-feira, a Comissão Política do PSD de Vila Nova de Gaia aprovou por unanimidade o nome do Dr. Luís Filipe Menezes como candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro”, lê-se.

Considera o PSD-Gaia que, “para todos os gaienses, Luís Filipe Menezes representa ambição, coragem, visão, capacidade de decidir e de fazer”, destacando o seu “notável percurso, a sua profunda ligação ao concelho, o legado de 16 anos que a todos orgulha, a par da sua reconhecida capacidade criadora, contrastam com a estagnação e o descrédito dos últimos 12 anos”.

Insistindo que a candidatura “revela também a maturidade política do PSD-Gaia, que soube congregar experiência e ambição numa escolha que honra o passado e prepara o futuro”, sublinha ser esta “a melhor resposta às aspirações dos gaienses e uma renovada esperança num projeto autárquico sólido, competente e próximo das pessoas”.

Luís Filipe Menezes foi eleito pela primeira vez em 1997 presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia, a terceira maior do país, tendo sido reeleito por três vezes, nos anos de 2001, 2005 e 2009. Obteve maioria absoluta nas quatro eleições.

Os seus mandatos à frente do município tornaram o então “dormitório” do Porto num dos centros urbanos mais desenvolvidos do País, e colocaram Vila Nova de Gaia no centro da movida nortenha — tendo ficado famosas as suas disputas com o então presidente da Câmara do Porto, o seu colega de partido Rui Rio, pela liderança do panorama cultural e de lazer das duas cidades vizinhas.

Os mandatos do antigo presidente do PSD, entre 2007 e 2008, ficaram também marcados pela reabilitação da orla marítima de Gaia, cujos 16 quilómetros de praias rivalizam com a Região do Algarve.

Após o fim do seu último mandato em Gaia, candidatou-se em 2013 à presidência da  Câmara Municipal do Porto, eleição que viria a perder para Rui Moreira.

Na altura, a Presidência da Câmara de Vila Nova de Gaia foi conquistada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, que, após 12 anos à frente da autarquia, renunciou ao seu mandato em maio, depois de ter sido condenado por peculato pelo uso indevido de uma viatura municipal.

Em Gaia são já conhecidas as candidaturas do ex-secretário de estado João Paulo Correia pelo PS, André Araújo pela CDU (PCP/PEV), Daniel Gaio pelo Volt e Luís Filipe Menezes (PSD).

O atual executivo da Câmara de Gaia é composto por nove eleitos pelo PS e dois pela coligação PSD/CDS-PP/PPM.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.