Benfica celebra bicampeonato, festa acaba em violência

5

José Coelho / EPA

O Benfica conquistou o seu 34º título nacional, celebrando neste domingo o bicampeonato, mas a festa encarnada foi ensombrada pela violência. Em Guimarães, onde a equipa de Jorge Jesus empatou com o Vitória, sagrando-se contudo campeã, mas também em Lisboa, na Praça Marquês de Pombal, o centro dos festejos.

O Benfica, que há 31 anos não ganhava dois campeonatos seguidos, garantiu o seu 34º título nacional no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O empate do FC Porto, 1-1, em casa do Belenenses, em jogo da penúltima jornada da I Liga de futebol, entregou o título nacional aos encarnados.

No Porto, os adeptos do Benfica concentraram-se no aeroporto Sá Carneiro para aguardar e saudar os novos campeões nacionais de futebol, em trânsito para Lisboa num voo fretado, onde milhares de adeptos do Benfica inundaram a Praça Marquês de Pombal para festejar em apoteose a conquista do bicampeonato.

No entanto, registaram-se escaramuças que levaram à atuação da PSP na Marquês de Pombal, nomeadamente do corpo de intervenção, contra os quais foram arremessadas garrafas, pedras e outros objetos.

Também em Guimarães se verificaram incidentes, nomeadamente com uma intervenção policial violenta de agentes do Corpo de Intervenção da PSP sobre um adepto do Benfica e o seu pai idoso à frente dos filhos menores do primeiro.

O adepto conta ao Jornal de Notícias que “só estava a dar água aos filhos” quando os agentes lhes perguntaram o que estavam “ali a fazer”. “Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram”, refere ainda o adepto que vai ser ouvido no Tribunal de Guimarães nesta segunda-feira.

As imagens foram divulgadas pela CMTV e o vídeo está já a ser analisado pela PSP.

ZAP

5 Comments

  1. Ganharam?!
    Parabéns, é porque foram melhores!
    A festa acabou em violência?!
    Não é de estranhar e pessoalmente sei o que essa gente vale.
    O ADN não mente!
    Em miúdo, tinha eu 8 anos, fui esperado e sovado por dois primos – um marmanjo de 13 e a sua prima também de 13 – na segunda-feira seguinte ao FCP 4 – 0 Benfica em que o Lemos marcou 4 golos…
    Até nem sou adepto do FCPorto e na altura limitei-me a festejar com um amigo do meu pai, que esse sim era adepto do FCP.
    Para a vida guardei um registo de violência como sendo a cultura de marca e forma como os Essiobês vivem e melhor sabem reagir!…
    O ADN não mente… portanto, nada e novo na nossa cultura.

  2. ???? O que é que este andrade ladrou?
    Sou do SPORTING mas prefiro que sejam os meus vizinhos a ganharem aos pseudo gajos do “norte”…
    Defeitos todos temos, mas há defeitos que NÃO SE PODEM TER!
    E os FÊ-CÊ-PÊS nem ganhar sabem… Quanto mais perder!

    • Se fosses tu a levar a sova, não dirias que os teus agressores têm defeitos!
      Não sou adepto do FCPorto mas tenho entre eles mais amigos e respeito que no meu pp clube!
      Jamais algum adepto do FCPorto foi malcriado ou violento para comigo ou com a minha família.
      Se preferes os gajos do sul aos do norte, faz bom proveito – eu prefiro gajas!
      Tu não és do Sporting, tu é uma criatura cheia de esterco e de ódio.
      Pelo teu comentário deu para perceber que não usas a inteligência e só percebeste uma pequena parte do conteúdo!
      Sportinguista sou eu, e infelizmente vou concluindo que no meu clube também há um número cada vez maior de energúmenos… onde a diferença para os de outros clubes se limita apenas às cores das camisolas

  3. Bonito espectáculo, não haja duvida!…
    Mas, do negócio do futebol (e dos atrasados mentais fanáticos), não se pode esperar boa coisa…
    É uma tristeza (como nas religiões), as “pessoas” não terem capacidade para pensar!…
    E, já chega de apoios estatais para o “futebol” que não passa de um negócio “manhoso” cheio de escumalha desde os presidentes aos adeptos!!!

  4. A violência gratuita é sempre condenavel seja de quem fôr mas os casos mais mediaticos e conhecidos são-no sem duvida a Sul do Porto.
    Agora temos uma malta enfurecida com a PSP por ter ao que as imagens mostram exagerado na sua actuação mas também não creio na “candura” do agredido pois inicialmente ao ser interpelado, tudo parecia calmo mas……. foi o que se viu e na realidade este senhor ao saber das confusões que estas situações têm, infelizmente não devia ter levado os miudos pois sabe-se que em Guimarães seja com que clube fôr, há sempre zaragata e depois dos comentários estupidos daquele que se intitula “papaandrades” até nem seria mau se também lhe aplicassem umas boas bastonadas. Chega de impropérios e portem-se como gente. Também para acicatar ainda mais as coisas, vi o CMTV durante quase mais hora a repetir as imagens das cenas lamentáveis que ocorreram e que firmemente condeno violência gratuita seja de quem fôr mas………..espero que estes malfeitores que tanto querem desrespeitar a PSP, quando se virem aflitos não chamem ” ó da guarda”. Parece ter havido força desproporcional mas cenas cmo estas ao lado das Turquias,Gregos e quejandos, são brincadeiras de crianças. Força PSP, com regras mas mantenham a segurança das pessoas e dos bens pois se estes meninos ofendidos tivessem como se vê noutras paragens os seus bens destruidos em Lisboa por exemplo e feridos aos centos então outro galo cantaria mas como foi em Lisboa , tudo vale. Façam o favôr de serem felizes e juizinho nessas cabeças.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.