Quando é que nos devemos preocupar e como podemos evitar custos de substituição superiores ao valor do veículo.
Quando se compra um veículo elétrico, uma das prioridades nos pensamentos do comprador é a bateria. Não é por acaso: a bateria é a peça mais cara de um elétrico.
Sabe-se que substituir uma bateria, em diversos casos, fica mais caro do que comprar um elétrico; pode ir dos 20 000 aos 40 000 euros. Por isso, cuidar dela, prolongar a sua vida útil, é um passo fundamental.
As baterias costumam ter uma garantia do fabricante de 8 anos ou 160 000 quilómetros. Claro que a autonomia vai diminuindo, na maioria dos casos entre 1% e 3% por ano. Mas depois desses prazos não tem que ir para a sucata.
Na verdade, a bateria de um veículo elétrico pode durar entre 10 e 20 anos.
“Mas há vários fatores que influenciam esse prazo. Em países com climas muito quentes ou frios, as baterias degradam-se mais rapidamente do que em climas amenos”, explica Matas Buzelis, especialista automóvel e Diretor de Comunicação da carVertical, em comunicado enviado ao ZAP.
Que fatores influenciam a longevidade da bateria?
Os fabricantes recomendam mantê-la com 20–80% de carga e evitar a utilização frequente de estações de carregamento rápido. Alguns fabricantes limitam os níveis de carga, impedindo os veículos de carregar a 100% ou descarregar por completo.
Uma descarga completa pode danificar a bateria; mas um carregamento a 100% também.
Quem tem estação de carregamento em casa deve manter o automóvel ligado para que o nível de carga da bateria se regule automaticamente, mantendo-a em 80%.
Voltando ao assunto clima – e porque as baterias dos elétricos são muito sensíveis às variações de temperatura – é aconselhável estacionar o veículo à sombra no verão e numa garagem aquecida no inverno.
A eficiência dos motores elétricos é, pelo menos, o dobro da dos motores de combustão interna e, em muitos casos, a taxa de eficiência excede os 80–85%. Como o motor elétrico gera pouco calor durante o seu funcionamento, a autonomia de um veículo elétrico diminui significativamente no tempo frio.
Um estilo de condução mais agressivo tem um efeito mínimo, embora acelerações e travagens bruscas possam ter alguma influência.
Eléctricos sao uma tanga!