Royal Air Force / Crown Copyright

O StormShroud apoiará os pilotos do F-35B Lightning e do Typhoon da RAF, cegando os radares inimigos
A Força Aérea do Reino Unido revelou um novo drone de combate, que bloqueia os radares. Chama-se StormShroud e vai ser utilizado para apoiar os caças F-35B Lightning II e Typhoon.
A invasão russa à Ucrânia em 2022 veio impulsionar e revolucionar, globalmente, a tecnologia dos drones como arma de combate.
A Força Aérea Britânica (RAF) apresentou, no início do mês o seu o StormShroud – um drone de combate que cega os radares.
Como explica a própria RAF, o StormShroud é um pequeno drone de asa fixa, com uma envergadura de 3,5 metros e um comprimento de 1,9 metros. Tem um alcance de 100 km enquanto transporta uma carga útil de 25 kg; e é baseado no sistema aéreo tático não tripulado (UAS) Tekever AR3 – criado em Portugal.
Como explica a New Atlas, o StormShroud pode cegar o radar de um adversário ou falsificá-lo, criando esquadrilhas de aviões de guerra falsos invisíveis, para manter os defensores ocupados enquanto os aviões reais passam.
“Este é um momento seminal para a RAF manter a vantagem no combate aéreo e na segurança nacional“, afirmou Rich Knighton, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Reino Unido, citado pela New Atlas.
“A RAF está empenhada em explorar tecnologias de ponta que possam aumentar a sua letalidade e capacidade de sobrevivência num mundo mais contestado e perigoso”, alertou.
“As plataformas autónomas de colaboração irão revolucionar a forma como realizamos uma série de missões, desde a recolha de informações até ao ataque e apoio logístico. Estamos entusiasmados por estar na vanguarda desta inovação”, acrescentou o responsável pela Armada Britânica.