Call center, candidato a presidente, professora em Macau: o que fazem os candidatos da esquerda

Enric Fontcuberta / EPA

Os perfis de Pedro Nuno, Raimundo, Mortágua e Tavares – mas aprofundámos mais a pesquisa nas listas de PS, BE, CDU e Livre.

Há economistas, advogados, médicos. Como também temos hospedeira de bordo, dinamizador cultural ou operário metalúrgico.

Rumo às eleições legislativas do próximo domingo, 18 de Maio, apresentamos o resumo dos perfis dos rostos principais de cada partido que já tem pelo menos um deputado.

Começamos pelos partidos de esquerda e, mais do que os nomes mais conhecidos, aprofundámos um pouco a pesquisa até encontrarmos algo fora da média, em diferentes contextos.

PS

Pedro Nuno Santos é candidato por Aveiro. O número 1 dos socialistas nesse círculo eleitoral. Natural de São João da Madeira, tem 48 anos e formado em economia. Já integrou Governos anteriores, sendo Ministro das Infraestruturas e da Habitação sob o comando de António Costa.

Nas listas extensas do PS, encontramos muitos nomes conhecidos: José Luís Carneiro (que foi rival interno de Pedro Nuno), Mariana Vieira da Silva, Edite Estrela, Pedro Delgado Alves, Fernando Araújo, Marina Gonçalves ou Francisco César, por exemplo.

Mas também encontramos uma professora na Universidade de… Macau. Maria José Cardoso é candidata pelo círculo fora da Europa. Diz que quer valorizar o ensino do português e aumentar a participação cívica. É a sua estreia em listas do PS.

BE

Mariana Mortágua é a coordenadora do Bloco e principal rosto do partido. É candidata a deputada por Lisboa. Tem 38 anos. Foi professora e é doutorada em economia.

Fabian Figueiredo, Marisa Matias e Joana Mortágua voltam a ser candidatos a deputados, mas José Soeiro está fora – deixou a Assembleia da República no início deste ano, para ser professor.

O candidato único pelo BE em Beja é Alberto Matos. Foi professor, mas também foi candidato… a presidência da República. Aconteceu nas eleições presidenciais de 1996; mas não chegou ao fim – abdicou ainda durante a campanha para apoiar Jorge Sampaio, o vencedor.

CDU

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, tem um perfil bem diferente dos outros líderes: foi carpinteiro, padeiro, operário ou animador cultural. Tem 48 anos e, quando tinha apenas 18 anos, também apareceu como concorrente no programa A Filha da Cornélia, da RTP (e venceu).

Paula Santos, Alfredo Maia e António Filipe (o deputado mais antigo no Palácio de São Bento) são novamente candidatos à Assembleia da República.

Tivemos acesso à lista completa da CDU no círculo eleitoral do Porto. E as profissões são muito diversificadas: o líder é o jornalista e já mencionado Alfredo Maia, mas depois encontramos a empregada Beatriz Castro Pinto, a hospedeira de bordo Helena David, a trabalhadora em centro de contacto Rita Costa, ou o ferroviário José Gonçalves.

Livre

Pelo Livre, o porta-voz do partido, Rui Tavares, é o candidato número 1 no círculo eleitoral de Lisboa. Tem 52 anos e é historiador, escritor, tradutor. Especializou-se em História da Arte e tem doutoramento em História.

Isabel Mendes Lopes, Jorge Pinto, Filipa Pinto e Paulo Muacho serão novamente candidatos a deputados nestas eleições, indica a lista oficial do Livre.

Este partido destaca-se por ter vários estudantes nos lugares cimeiros de diversos círculos eleitorais. Como também encontramos Joana Alves Pereira, assistente executiva que se dedica a: música, pintura, jardinagem e leitura.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.