Eurovisão. “Avisamos já: se ganharmos, não vamos receber o evento em 2026”

Adam Vaughan / EPA

Portugal vai aparecer no palco já nesta terça-feira, mas é a Suécia que volta a surgir como grande candidata. Malmö está fora de nova organização.

O Festival Eurovisão da Canção 2025 começa mais logo, com a primeira meia-final, que vai ter a presença de 15 países, incluindo Portugal.

Nesta primeira eliminatória em Basileia, que arranca às 20h desta terça-feira, os NAPA e a sua música Deslocado vão ser os sétimos da lista. Logo a seguir à… Suécia.

A Suécia volta a aparecer como favorita à conquista do festival. Aliás, nas apostas é – de longe – a favorita, numa tabela em que Portugal está quase no último lugar: 34.º posto, num total de 37 países.

A responsável pelo favoritismo sueco é esta:

KAJ e Bara Bada Bastu arriscam-se a levar o troféu (de novo) para a Suécia. Os suecos já ganharam na Eurovisão sete vezes, três delas nos últimos 12 anos.

A última vitória foi em 2023, o que levou a que o evento se realizasse na Suécia no ano passado. Malmö foi a cidade que recebeu o festival… mas não quer receber outra vez. Pelo menos, para já.

Dublin já recebeu o certame em 1994, 1995 e 1997, mas Malmö não quer protagonizar uma sequência semelhante.

Primeiro, é muito caro. Ainda por cima, no ano passado, o orçamento para segurança foi mais do dobro do habitual por causa da participação de Israel e da guerra em Gaza.

Depois, é um evento demasiado grande. Não dá para ser de dois em dois anos, explicou Anna Wittgren, responsável pelo marketing da edição de 2024.

“Estivemos muito bem no ano passado e agora passamos o testemunho, se for preciso. O Festival Eurovisão da Canção é excepcional porque só tens 10 meses para organizar e realizar um evento global; e precisamos de o realizar com uma frequência ligeiramente inferior à de dois em dois anos”, cita o The Guardian.

Gotemburgo e Örnsköldsvik serão as alternativas mais fortes para 2026.

Caso os KAJ ganhem, reforçamos. Áustria e França também são candidatos fortes à vitória no próximo sábado, dia da final na Suíça.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.