Tomar café para viver mais tempo: está tudo na rotina

O consumo diário de café pode estar associado a uma maior esperança de vida, desde que se limite às primeiras horas do dia, de acordo com o cardiologista Aurelio Rojas.

“Tomar café a esta hora pode estar a encurtar a sua vida?”, questiona Rojas na sua conta do Instagram, citando um estudo de janeiro da Revista Europeia do Coração que associa o consumo matinal a uma redução de 31% no risco de morte por problemas cardíacos e de 17% no risco de morte prematura.

O especialista salienta que os benefícios do café para a saúde cardiovascular desaparecem se for consumido à tarde ou à noite e disse estar “surpreendido” ao ver que algumas pessoas nas redes sociais aconselham a sua ingestão à tarde.

As razões

Rojas explica que beber café fora do horário recomendado altera os ritmos circadianos e desequilibra os níveis de melatonina e cortisol, duas hormonas essenciais para o descanso e vigília.

Esta desregulação pode aumentar a inflamação de baixo grau, elevar a pressão arterial e, consequentemente, aumentar o risco cardiovascular.

“Parece que as pessoas que tomam café só pela manhã têm maior esperança de vida e menor probabilidade de sofrer um ataque cardíaco”, afirma, reiterando que tomá-lo à tarde pode aumentar o stress, reduzindo o descanso.

Outros benefícios

O cardiologista também destaca outros efeitos positivos do café na saúde, como a redução do risco de diabetes, a melhoria na perda de peso e a sua ação antioxidante.

Surpreendentemente, o especialista esclarece que esses benefícios também se encontram no café descafeinado, recomendado para pessoas com hipertensão.

Por fim, Rojas adverte que se deve sempre optar por café de torra natural e nunca torrefacto ou misturado, pois estes “são feitos com grãos aos quais se adiciona açúcar e, ao serem torrados, geram compostos potencialmente tóxicos”.

// RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.