Erro de comunicação: Ministério Público já tinha arquivado o caso de Pedro Nuno (e nem houve inquérito)

12

Tiago Petinga/LUSA

Líder do PS terá sido denunciado pelo mesmo caso antes das legislativas do ano passado. DIAP Regional não terá recebido essa informação antes de avançar para a investigação preventiva.

O canal Now noticiou esta quinta feira que, em 2024, um caso com os mesmos factos que envolvem agora Pedro Nuno Santos numa investigação preventiva foi arquivado pelo DIAP Regional do Porto.

O jornal Expresso também confirma que existiu uma denúncia a um mês das eleições legislativas de 2024 sobre a origem do financiamento para compra da casa de Lisboa. Em falta em relação à atual queixa, estava apenas a casa de Montemor-o-Novo.

Uma fonte judicial confirmou que a informação do anterior caso, que fora arquivado, não terá chegado aos magistrados do DCIAP, que abriram a investigação preventiva esta semana.

O gabinete do Procurador-Geral da República Amadeu Guerra disse ao semanário que outras “denúncias recentes” justificaram a abertura da nova averiguação, mas segundo a comunicação social a investigação anterior continha os mesmos factos sobre o mesmo caso (à exceção da segunda casa).

Recorde-se que a investigação preventiva, usada em situações de crime económico e de branqueamento de capitais, serve para perceber se existem indícios que justifiquem a abertura de um inquérito, que não chegou a acontecer em 2024 (teoricamente, esta ação é sigilosa). Por agora, o líder socialista não foi nem é suspeito de nenhum crime.

Pedro Nuno Santos afirmou já ao mesmo jornal que “não tenho nada a opor ao levantamento do sigilo bancário, caso as autoridades judiciais assim entendam necessário”. O socialista também já publicou a documentação relativa à compra dos imóveis na página online da campanha do PS, e admitiu que teve ajuda do pai, o empresário Américo Santos, para comprar as casas.

ZAP //

12 Comments

  1. O Presidente Rui Rio tem toda a razão quando alerta os Portugueses para o facto da Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público estarem a ser instrumentalizados e a interferir directamente na política em Portugal, o mais espantoso é a total inoperância e silencio face a esta grave situação por parte da Presidência da República. Será por colaboração moral?
    «…A PGR adoptou a moda das averiguações preventivas. Averigua por prevenção; para prevenir que não aconteça o que já aconteceu … de bom ou de mau. Se, entretanto, também não for brindado com uma cartita anónima pré-eleitoral, sabemos bem a quem isto mais aproveita neste momento…» – Presidente Rui Rio (https://x.com/RuiRioPT/status/1912567462325022784)

    3
    2
  2. Curioso dizer PNS, querendo atingir LM, que não recebe dinheiro de empresários. E o paisinho é o quê? Se calhar, tal como ele queria, deve-se ver a origem do dinheiro, já que são inúmeros os ajustes com o Estado. Falar é fácil, principalmente para quem sempre viveu do erário público!

    7
    2
    • A empresa Tecmacal, detida pelo pai de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, celebrou 22 contratos com o Estado entre 2008 e 2022, sendo 16 realizados por ajuste direto (sem concurso público). O contrato que gerou maior controvérsia foi assinado em 27 de junho de 2022, para a compra de equipamentos pelo Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado.​ O filho era, na altura, ministro das Infraestruturas.

      8
      2
  3. Treta informativa. A denúncia é relativamente recente e mais abrangente. A intenção por trás desta desinformação é óbvia. O povo (na sua maioria) está mais informado do que nunca.

    6
    1
  4. “Firmas de Pedro Nuno Santos receberam quase €3 milhões em fundos europeus
    Empresas em que Pedro Nuno Santos é sócio com o pai receberam 2,8 milhões de euros de apoios europeus. E estão a ser contempladas com verbas do PRR.”
    Portanto, a empresa precisa de ajudas e depois paga aos filhos casas e Mazeratis…até a UE conseguem enganar
    E assim continuamos a ser tratados como totós e a passar vergonha como corruptos pelo mundo fora.

    8
    1
  5. Os pontos principais da controvérsia que envolve Pedro Nuno Santos e a origem dos fundos (centenas de milhares de euros) usados na compra das suas duas casas:
    Múltiplas Versões:
    Inicialmente, alegou um empréstimo do pai. Um argumento compreensível, mas que carece de prova documental.
    Depois, mencionou poupanças suas e da esposa. Esta versão levanta dúvidas, pois os rendimentos conhecidos de Pedro Nuno e da esposa não parecem justificar, sozinhos, uma poupança tão elevada num espaço de tempo não muito longo.
    Por fim, referiu-se a “ajuda familiar” genérica. Esta é a mais vaga de todas e deixou no ar a ideia de que se está a evitar detalhes específicos, o que alimenta ainda mais as suspeitas
    Falta de Transparência:
    A ausência de documentação comprovativo (recibos, extratos bancários) alimenta a dúvida.
    A ambiguidade das explicações gera desconfiança.
    Implicações Políticas:
    A credibilidade de Pedro Nuno Santos está em causa.
    A exigência de transparência na política portuguesa intensifica a pressão.
    A percepção pública tornou-se intolerante a explicações que soem a “meias verdades”.
    Questões Centrais:
    A origem concreta dos 439 mil euros permanece obscura.
    A falta de consistência nas explicações é o principal foco da controvérsia.
    Num contexto de crescente exigência ética, sobretudo após outros escândalos (transitados em julgado) que abalaram a confiança nas instituições,o público passou a rejeitar justificativas ambíguas ou incompletas, interpretando-as como tentativas de encobrir a verdade.

    1
    1
  6. Este Pedro Nuno Santos é o tal que andava de Maserati e Porsche. Depois, devolveu o Maserati ao pai e foi obrigado pelo PS a vender o Porsche, para não dar mostras de rico Um fingido destes alguma vez tem a essência socialista?!

    5
    2
  7. Li os comentários e ignorante, fiquei confundida com os factos expressos. Oxalá Os Tribunais apliquem bem as leis vigentes da República democrática de Portugal. E se estas leis são insuficientes, que a Assembleia da República, revogue estas, e aprove outras leis com conteúdos mais eficazes. FELIZ Páscoa que JESUS ilumine a inteligência dos humanos TODOS.

  8. António Ferreira

    Provavelmente seria importante que após aquilo que escrevem, voltasem a ler e reler para não dizerem tanta patetice.
    Com discursos de muito baixo nível e falam de assuntos que não conhecem nem tentam averiguar para emitirem uma opinião
    com algum fundamento e não falarem do que ouviram dizer, sem opinião própria. LAMENTAVEL.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.