/

Vem aí a primeira corrida de espermatozoides de sempre. Não é uma piada

// Sperm Racing; Depositphotos

Tem um orçamento de 1 milhão de dólares, milhares de espectadores e até boletins de apostas. Mas, em vez de pugilistas ou cavalos de corrida, duas amostras de esperma vão enfrentar-se numa pista de corridas microscópica — no evento “mais estranho e divertido que alguma vez se viu”.

Pela primeira vez no mundo, está a ser organizada uma corrida de espermatozoides — que medem cerca de 0,05 milímetros de comprimento.

A invulgar prova vai ter lugar no Hollywood Palladium, em Los Angeles, no próximo dia 25 de abril.

A startup por detrás da ideia, Sperm Racing, criou uma pista de corrida que imita o sistema reprodutivo, copiando “símbolos químicos, dinâmica de fluidos e partidas sincronizadas”.

Os espectadores poderão observar o movimento dos espermatozoides através de câmaras de alta resolução, e o “vencedor” da corrida será o primeiro espermatozoide a cruzar a linha de chegada, conta o Mail Online.

Embora o evento possa levantar algumas sobrancelhas, não é apenas uma ideia viral para a Internet se rir — é algo muito mais importante, e há uma mensagem de alerta por detrás da corrida — a do declínio da fertilidade.

“A corrida de esperma não é uma piada“, escreve Eric Zhu, um dos fundadores da startup, no seu manifesto. “A fertilidade masculina está a diminuir… e muito. Está a acontecer silenciosamente, de forma constante, e ninguém está a falar sobre isso”.

Além disso, nota Zhu, “a motilidade dos espermatozoides — a rapidez com que os espermatozoides se movem — é um fator importante na fertilidade. É mensurável, rastreável e, tal como correr uma corrida ou levantar um peso, é algo que se pode efetivamente melhorar“.

“Mas ninguém o transformou em algo com que as pessoas se preocupem. Por isso, nós fizemo-lo”, conclui o manifesto da Sperm Racing.

A corrida envolverá dois concorrentes, duas amostras e uma linha de chegada microscópica. Irá desenrolar-se-á ao longo de uma distância de 20 centímetros.

Os espermatozoides nadam a uma velocidade média de 5 milímetros por minuto e atingem o óvulo entre 15 a 45 minutos após a ejaculação. Se os espermatozoides nadarem em linha relativamente reta, a corrida pode durar cerca de 40 minutos.

Representação das pistas microscópicas de esperma que serão construídas para as primeiras corridas de esperma do mundo

À semelhança dos jogos de futebol da Premier League, o evento será transmitido em direto, com comentários,  estatísticas, repetições instantâneas e tabelas de classificação. Será “o evento mais estranho e divertido que alguma vez viu“.

De acordo com a Traded,  agência online que publica notícias sobre capital de risco e outros investimentos, a startup angariou recentemente 1 milhão de dólares (cerca de 880 mil euros) para a sua corrida de esperma.

“As corridas de esperma não são apenas corridas de esperma”, lê-se no manifesto da startup. “Trata-se de transformar a saúde numa competição. A saúde é uma corrida e toda a gente merece uma oportunidade na linha de partida“.

Um homem adulto saudável liberta normalmente entre 40 e 300 milhões de espermatozoides por ejaculação, com uma média de cerca de 200 milhões.

Em Portugal, estima-se que a infertilidade afete cerca de 300 mil casais; metade dos casos é de infertilidade masculina. No entanto, a identificação da causa de infertilidade masculina não é possível em aproximadamente 30% dos casos – a chamada infertilidade masculina de origem desconhecida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.